A tática faz parte da velha política: um jornal que recebe verba pública, da Prefeitura, é usado não só para falar bem da gestão mas também é utilizado para atacar opositores do governo, que está mal das pernas. É o que vem acontecendo em São Bernardo, com o jornal ABC Repórter, de propriedade de Walter Estevam Júnior, que recebe recursos de publicidade do Paço são-bernardense.

O jornal, que muito pouco circula na cidade, começou a ser distribuído com notícias contra os adversários do prefeito Orlando Morando (PSDB). Essas notícias, porém, antigas e sem todas as informações corretas.

O jornal ABC Repórter é apenas um dos muitos que recebem verba pública. Milhões de reais todos os anos. Ou seja, o dinheiro que deveria ser investido na Saúde, na Educação, na Segurança, na Zeladoria, por exemplo, vai para a conta do veículo de imprensa.

E tem mais: o valor pago pelos anúncios, que deveriam ser públicos, não é divulgado nem pela Prefeitura nem pelo jornal que recebe a verba. Uma verdadeira caixa-preta da Publicidade. E quem paga a conta é o munícipe, que sofre com péssimos serviços públicos.