ERROS EM PRODUTOS DE PÁSCOA SÃO ENCONTRADOS DURANTE FISCALIZAÇÃO DO IPEM-SP NO COMÉRCIO

ERROS EM PRODUTOS DE PÁSCOA SÃO ENCONTRADOS DURANTE FISCALIZAÇÃO DO IPEM-SP NO COMÉRCIO

Operação “Pente Fino” ocorreu em 30 de março e avaliou o peso de produtos típicos da Páscoa, como bacalhau e colomba, em diversos supermercados e padarias de diferentes portes. As multas aplicadas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou a operação “Pente Fino” para fiscalizar produtos comumente consumidos durante a Páscoa. A ação ocorreu em supermercados de pequeno, médio e grande porte na capital e em cidades como Araraquara, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Foram avaliados 105 produtos, dos quais 15 (15%) apresentaram erros. Entre os 25 estabelecimentos fiscalizados, 10 (40%) foram autuados. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão e, conforme a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A operação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações do Ipem-SP, visando identificar irregularidades em produtos e garantir a proteção do consumidor nas compras de Páscoa.

Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do órgão, explicou que as ações são intensificadas neste período devido à alta demanda por produtos embalados sem a presença do consumidor. Ele ressaltou a importância da fiscalização para proteger a população nas relações de consumo.

O Ipem-SP oferece o Guia Prático de Consumo, com dicas sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos e itens com selo do Inmetro. O guia está disponível para download em: https://www.ipem.sp.gov.br/images/publicacoes/g_consumo/g_consumo.pdf. Conheça outras publicações do Ipem-SP no link: https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/cidadao/publicacoes

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.