FERNANDO BOTERO FALECE AOS 91 ANOS EM MÔNACO

FERNANDO BOTERO FALECE AOS 91 ANOS EM MÔNACO

O mundo da arte está em luto. Na sexta-feira, 15 de setembro de 2023, o renomado artista colombiano Fernando Botero, criador do movimento artístico “boterismo”, faleceu em sua residência no principado de Mônaco aos 91 anos. Nascido em Medellín, Botero tornou-se uma figura incontornável no cenário da arte mundial, reconhecido por suas representações volumosas de personagens e objetos.

A nação colombiana presta tributo a Botero. O presidente colombiano, Gustavo Petro, e o prefeito de Medellín, Daniel Quintero, manifestaram suas condolências e reconhecimento. As palavras reverberam o sentimento de uma nação em luto pelo “maior artista colombiano de todos os tempos”.

O vasto trabalho de Botero abrangeu desde reinterpretações de clássicos da arte, como obras de Leonardo da Vinci e Edgar Degas, até representações satíricas do cotidiano latino-americano e críticas políticas. Sua formação artística foi em grande parte autodidata, mas também estudou em academias em Madrid e Florença.

O destaque inicial de Botero veio aos 19 anos com uma exposição em Bogotá. No entanto, foi no México, em 1956, que ele refinou seu estilo icônico de figuras volumosas. O artista também exibiu no Grand Palais de Paris e suas esculturas podem ser encontradas em cidades globais, como Medellín e Nova York.

Botero deixa um legado que vai além da pintura, sendo reconhecido também como um talentoso escultor. Seu impacto na arte é imensurável e será lembrado por gerações vindouras.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.