ENEL COMBATE FURTO DE ENERGIA COM 42 OPERAÇÕES EM FEVEREIRO; SÃO BERNARDO TEM 4 INSPEÇÕES
No mês de fevereiro de 2024, a Enel Distribuição São Paulo realizou 42 operações para identificar e coibir o furto de energia elétrica em sua área de concessão, que inclui a Grande São Paulo. Em São Bernardo do Campo, foram registradas 4 dessas operações. Essas ações resultaram em 38 prisões em flagrante e quatro pessoas foram indiciadas, mostrando a gravidade do problema e as consequências legais para quem comete esse delito.
A distribuição das operações mostrou um foco variado, incidindo em 74% sobre estabelecimentos comerciais, 19% em indústrias e 7% em residências. Além de São Bernardo, as cidades de São Paulo (26 operações), Barueri (3), Santana de Parnaíba (2), Embu-Guaçu (2), e com uma única operação em São Caetano do Sul, Diadema, Cajamar, Osasco e Jandira também foram alvo dessas ações.
No mês de janeiro, foram realizadas 30 operações, que resultaram em 25 prisões. A distribuidora atende 24 municípios em sua área de concessão.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/ ou o aplicativo Enel SP. Não é necessário se identificar.