JOVEM RELATA ABUSO APÓS PARTICIPAR DE EVENTO NO PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA
Na noite desta terça-feira, 26 de março, uma motorista de 25 anos foi encontrada desacordada nas dependências do Poupatempo de São Bernardo, após ter participado da “Batalha da Matrix”, um evento realizado no Projeto Meninos e Meninas de Rua. A jovem, mais tarde, relatou à Polícia Civil ter sido vítima de est4pr0 em um estacionamento na Rua Luzitana, região central da cidade, perto do local do evento (Rua Jurubatuba, 1.610, Centro).
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima alega ter ingerido bebida alcoólica e que percebeu a presença de um desconhecido no momento em que se agachou para urinar “no terreno baldio”. Segundo ela, o indivíduo teria enfiado a mão dele por dentro da calça dela. A jovem conta que começou a gritar por socorro e que populares a teriam ajudado a deter o indivíduo, um homem de estatura média, branco, com olhos puxados, cabelos curtos, ralos e pretos, trajando camisa branca, shorts vermelho e chinelo.
Após relatar um lapso de memória, a jovem encontrou dois amigos no Paço Municipal e dirigiu-se à unidade do Bom Prato no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, Centro) para usar o banheiro, onde foi posteriormente encontrada sentada no vaso sanitário, desacordada por uma funcionária do estabelecimento. Ela foi socorrida pelo SAMU e levada ao Hospital da Mulher, recebendo atendimento médico e sendo liberada em seguida.
Nota de esclarecimento | 28 de março de 2024
Somos contra a cultura do estupro (conjunto de comportamentos e ações que toleram o estupro praticado contra mulheres em nossa sociedade). Fazemos formação sobre o tema com educadores/as e a sociedade em geral, para proteger nossas crianças e adolescentes de situações que as coloquem em qualquer risco.
Diante da notícia vinculada pelo jornal online ABCD Jornal em collab com TV SBC, viemos explicar que a situação relatada não tem nenhuma relação nem com a Batalha da Matrix, nem com o Projeto Meninos e Meninas de Rua. Solidarizamo-nos com a moça, vítima de uma violência tão atroz, numa localidade ainda não esclarecida, na rua ao lado de nossa organização ou no PoupaTempo; a referida matéria deixa dúbia a situação. Salientamos que temos total preocupação com a exposição de mulheres em nosso município; a falta de segurança, políticas públicas e a cultura do estupro expõem tanto as mulheres frequentadoras de espaços culturais como as que frequentam igrejas, shoppings ou faculdades. Devemos combater uma cultura machista presente em nossa sociedade, que vitimiza mulheres em todos os lugares que frequentamos, seja em baladas ou em templos religiosos. Muito nos entristece e causa indignação que um veículo de imprensa, que deve estar a serviço da população, passe uma informação tendenciosa tentando criminalizar os dois espaços e minimizar a situação da ausência de segurança pública e do debate sobre o machismo em nossa sociedade.
Estamos à disposição e solidarizamo-nos com a vítima, uma mulher de 25 anos que deve estar, neste momento, necessitando de todo o amparo necessário diante de uma situação dessas, assim como estamos buscando mais informações para verificar o que realmente aconteceu.
Projeto Meninos e Meninas de Rua e Batalha da Matrix