EXPOSIÇÃO ‘TERRITÓRIOS’ PROMOVE BATE-PAPO SOBRE EXPOGRAFIA COM MARCELO SALLES
Encontro acontece no sábado, dia 25/5, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, com a presença do arquiteto Marcelo Salles. Entrada é gratuita e aberta ao público
O arquiteto Marcelo Salles conversa com os visitantes da exposição “Territórios” sobre “As relações entre as obras e o espaço expositivo”, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar), no próximo sábado, dia 25 de maio, às 10h, com intérprete de libras. A participação é gratuita e aberta a todos.
A proposta do encontro será centrada na expografia – conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de uma exposição que, geralmente, envolve três elementos básicos: o conteúdo, a ideia e a forma, e que, juntos, geram a percepção, a experiência e a estética da apresentação. O arquiteto Marcelo Salles irá detalhar aos participantes como a expografia é construída, abordando os processos de criação de uma exposição, a interação do arquiteto com o contratante e o acompanhamento da montagem. Salles discutirá ainda a influência da arquitetura do espaço expositivo na disposição das obras, utilizando a própria mostra “Territórios”, de Marcia Gadioli, como exemplo, já que a produção será itinerante e organizada posteriormente em outros espaços diferentes da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. “As obras apresentadas ao público em outras cidades serão as mesmas, mas passam por adaptações para cada espaço, por conta de como o lugar influencia as decisões de exibição das imagens”, comenta Salles.
Segundo o arquiteto, o encontro será uma oportunidade para desvendar a importância da expografia no processo de montagem de uma exposição. “O público pode não entender sobre arte, mas se ele chega em um espaço que não houve uma expografia na montagem, certamente perderá o interesse. Por isso, a importância do processo”, destaca.
Sobre “Territórios”
Com curadoria de Eder Ribeiro e expografia de Marcelo Salles, a exposição “Territórios” é o resultado de uma pesquisa sobre as transformações das paisagens urbanas na memória das pessoas. O trabalho reúne parte da produção dos últimos dez anos da artista Marcia Gadioli, desde sua primeira pesquisa sobre a paisagem urbana de São Paulo, até suas últimas experimentações com meios e processos fotográficos alternativos.
O conjunto é formado por mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista. Marcia é uma pesquisadora das consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo, utilizando a fotografia como principal linguagem, mas não somente ela. “Me considero uma artista que trabalha com a fotografia. No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica utilizada”, define.
A exposição “Territórios” pode ser visitada até o dia 12 de julho na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Premiada pelo edital PROAC nº 13/2023 – artes visuais – circulação de exposição, “Territórios” já passou pelo Centro Cultural Correios, em São Paulo, e pelo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Em setembro, seguirá para Campinas.
Agenda
No dia 18 de junho, às 19h, será a vez do bate-papo com o curador da mostra, Eder Ribeiro. Já no dia 19 de junho, Marcia Gadioli terá novo encontro com pessoas atendidas pelo programa de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e no dia 25 de junho, acontecerá uma visita mediada, seguida de bate-papo, para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros dos dias 25/5 e 18/06 contarão com intérprete de Libras.
SERVIÇO
Exposição “Territórios”, de Marcia Gadioli – Bate-papo com o arquiteto Marcelo Salles sobre “As relações entre as obras e o espaço expositivo”
Data: 25 de maio/2024 – 10h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP)Curadoria: Eder RibeiroExpografia: Marcelo SallesInformações: (11) 2630-9600
Programação
Visitação aberta ao público:
De 16 de abril a 12 de julho de 2024Terça-feira, das 9h às 20hQuarta a sexta, das 9h às 17hÚltimo sábado do mês: das 10h às 16h
Conversas com o público:
25/05 (sábado), às 10h – conversa com o arquiteto Marcelo Salles (com intérprete de Libras)
18/06 (terça), às 19h – conversa com o curador Eder Ribeiro (com intérprete de Libras)
19/06 (quarta-feira), às 9h30 – visita mediada para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
25/06 (terça-feira), 19h30 – visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).