FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO CHEGA À 54ª EDIÇÃO

FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO CHEGA À 54ª EDIÇÃO

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, chega à sua 54ª edição em 2024. A programação artística ocorre de 29 de junho a 28 de julho, dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital paulista. Este ano, serão mais de 60 concertos gratuitos. A programação completa está disponível no site oficial do Festival de Campos do Jordão.

Espaços do Festival

Em Campos do Jordão, as apresentações acontecerão no Auditório Claudio Santoro, Parque Capivari e Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista. Em São Paulo, os concertos serão realizados na Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Destaques internacionais incluem apresentações de músicos do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além de grupos brasileiros.

“É um imenso prazer realizar mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Uma questão muito relevante sobre o Festival é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem neste evento uma visibilidade que faz a diferença. Com este evento, o Governo de São Paulo segue com seu compromisso de promover a cultura e toda a sua transversalidade”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Módulo Pedagógico

O Módulo Pedagógico oferece 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: 119 para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante um mês, 65 professores desenvolverão atividades de prática orquestral, música de câmara, música antiga e camerata, totalizando aproximadamente 1.200 horas-aula.

Os maestros convidados incluem o brasileiro Luis Otávio Santos, o italiano Lorenzo Tazzieri, e os chilenos Maximiano Valdés e Marcelo Lehninger. Destaques da programação incluem o balé “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky, “La Mer” de Claude Debussy, e concertos da GRU Sinfônica.

Prêmio Eleazar de Carvalho

Ao final do curso, será entregue o “Prêmio Eleazar de Carvalho” ao músico que mais se destacar, oferecendo uma bolsa de estudos no valor de US$ 1.400 mensais para estudar em uma instituição estrangeira de sua escolha por até nove meses. Outras bolsas poderão ser concedidas pela Academia de Música da Osesp.

Acessibilidade

Toda a programação contará com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição e interpretação em Libras sob demanda.

História do Festival

Fundado em 1970, o Festival de Campos do Jordão combina uma programação de música de concerto com um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 54 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, beneficiando a cidade e a região, além de enriquecer o cenário da música clássica no Brasil.

FestivalDeInverno #CamposDoJordão #SãoBernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.