INICIADA SEGUNDA ETAPA DAS OBRAS NO KM 16 DA ANCHIETA
Nesta quarta-feira (26), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou o início da segunda etapa das obras de construção do novo acesso à Rodovia Anchieta, no km 16, pela Avenida Lions, sentido São Paulo. A obra faz parte de um pacote de ações viárias na região entre Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis, com um investimento superior a R$ 20 milhões.
O projeto prevê a implantação de uma nova alça de acesso, antecipando a entrada à Anchieta, próxima à Rua Comendador Pinoti Gamba, na Vila Mussolini. A previsão é que as obras sejam concluídas em setembro deste ano. Após essa etapa, será iniciada a construção de uma nova saída da Via Anchieta para o Corredor ABD, Paulicéia e Taboão, evitando o tráfego por Rudge Ramos.
Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador, as obras incluem desapropriação, escavação, terraplanagem e instalação de iluminação LED, além de um novo sistema de drenagem, muro de contenção e sinalização horizontal e vertical. A etapa iniciada deve ser concluída em 90 dias. A segunda alça, conforme o secretário, deve ser finalizada em aproximadamente 12 meses.
Além do novo acesso, a Prefeitura está realizando outros projetos viários na região. Entre eles, o 1º viaduto estaiado de São Bernardo, que ligará a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, ao Corredor ABD, entre os bairros Planalto e Jordanópolis, e a Marginal do Ribeirão dos Couros, na Paulicéia. Estão também em construção dois viadutos de 400 metros de extensão cada, próximos ao antigo Extra Anchieta, atual Assaí.