EDUCAÇÃO DE SP ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

EDUCAÇÃO DE SP ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu nesta quinta-feira (18) uma consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação do modelo de escolas cívico-militares na rede pública estadual a partir de 2025. A comunidade escolar tem até o dia 19 de agosto para manifestar o interesse.

Essa consulta é a segunda etapa do processo de escuta promovido pela Seduc. Entre 21 e 28 de junho, diretores de unidades da rede pública opinaram sobre o novo modelo, com 302 manifestando interesse. Agora, as unidades de ensino devem organizar reuniões com pais e responsáveis até 31 de julho para discutir a proposta. As opiniões devem ser registradas entre 1º e 15 de agosto na Secretaria Escolar Digital (SED).

O secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva, enfatizou a importância do diálogo: “Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo passa necessariamente pela consulta pública.”

A expectativa é iniciar o projeto em 2025 com 45 escolas, permitindo uma avaliação detalhada e possível ampliação. Caso mais de 45 comunidades manifestem interesse, critérios de desempate serão adotados, como a proximidade de outras unidades e a quantidade de votos válidos.

Os participantes da consulta incluem pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos, professores e profissionais da equipe escolar. As 45 escolas selecionadas serão conhecidas até o final de agosto, coincidindo com a primeira etapa de matrículas e transferências na rede estadual.

As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista e terão suporte da Secretaria da Segurança Pública para o processo seletivo dos monitores e na organização de atividades extracurriculares. O investimento nas escolas cívico-militares será igual ao das unidades regulares, com R$ 7,2 milhões destinados à contratação de monitores, considerando a expectativa final de 100 escolas.

#EducaçãoSP #EscolasCívicoMilitares

Escola cívico-militar em Taubaté — Foto: Divulgação/Prefeitura de Taubaté

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.