SÃO BERNARDO DO CAMPO GANHA BIBLIOTECA DO PROJETO MUNDOTECA
Unidade foi inaugurada em 31 de outubro na Escola Estadual Faustina Pinheiro da Silva e promoverá eventos para a cidade, além de oferecer acesso a um acervo com mais de 600 livros
Estudantes da Escola Estadual Faustina Pinheiro da Silva, localizada no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em São Bernardo do Campo, ganharam um novo espaço cultural. A Mundoteca, inaugurada no dia 31 de outubro, visa democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito da leitura. O projeto, realizado pela FGM Produções com patrocínio da BASF, proporciona um ambiente acolhedor e equipado, incluindo uma variedade de obras literárias, fantoches, brinquedos educativos, e tecnologia, como 30 Kindles e uma smartTV.
“A prática da leitura é direito e condição necessárias para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, ter uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora da Mundoteca.
Com mais de 600 livros doados, a nova biblioteca atenderá cerca de 350 jovens e adultos da comunidade escolar, podendo impactar até 28,9 mil moradores do entorno. Nos primeiros oito meses, a gestão do espaço será responsabilidade da FGM Produções, com apoio pedagógico do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que oferecerá formação aos profissionais. Após esse período, a escola assumirá a operação, comprometendo-se a manter a biblioteca funcionando por, no mínimo, cinco anos.
O IBEAC realizará capacitações focadas em práticas literárias e no enraizamento das ações nas bibliotecas Mundoteca, envolvendo educadores e gestores na programação e ativação do espaço. Durante o período de gestão inicial, acontecerão encontros mensais com educadores sociais, além de eventos socioculturais gratuitos, como palestras, exibições de filmes e contação de histórias, abertos ao público.
A BASF, patrocinadora do projeto, reforça seu compromisso com a educação. “Apoiamos o projeto Mundoteca por acreditar que o acesso à leitura é uma ferramenta transformadora para o desenvolvimento de novas gerações. As bibliotecas incentivam a criatividade e o pensamento crítico, essenciais para a formação de cidadãos conscientes”, comentou Julia Andrade, consultora de comunicação corporativa da BASF.
O projeto Mundoteca surgiu em 2019, com três bibliotecas inauguradas na Bahia. Em 2022, a iniciativa foi retomada com novas unidades em Santa Catarina. No ano passado, foram abertas bibliotecas em Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Açailândia (MA), e em municípios do Pará. Em 2024, novas inaugurações acontecerão em Aracati (CE), Cubatão (SP), Santos (SP), Guaratinguetá (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Dias D’Ávila (BA), com patrocínios da Alupar e BASF.
Serviço
Mundoteca São Bernardo do Campo
Local: Escola Estadual Faustina Pinheiro da Silva, Rua Valdomiro Luís, 11, Jardim Nossa Senhora de Fátima, São Bernardo do Campo (SP)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
A Mundoteca de São Bernardo conta com patrocínio da BASF, através de recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pela Lei Rouanet. O projeto é realizado pela FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.