LULA DISCUTE MEDIDAS PARA REDUZIR PREÇO DOS ALIMENTOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena, nesta sexta-feira (24), uma reunião com ministros para discutir estratégias de redução no preço dos alimentos no Brasil. O tema se tornou prioridade para o governo em 2025, conforme anunciado pelo próprio presidente em reunião ministerial nesta semana.
O encontro contará com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), além de representantes do Ministério da Fazenda. Entre as medidas analisadas, a expectativa é que o governo busque alternativas para conter a inflação dos alimentos sem comprometer a produção e distribuição.
Uma das propostas apresentadas pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi a adoção do modelo de validade “best before”, que permitiria a permanência de produtos nas prateleiras por mais tempo. No entanto, o ministro Paulo Teixeira descartou a ideia, afirmando que essa flexibilização “está fora de cogitação”.
Outras sugestões da entidade incluem mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.
O ministro Rui Costa destacou que a expectativa do governo é que uma safra maior em 2024 ajude a reduzir os preços de diversos produtos. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, afirmou em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
#economia #alimentação #saobernardo
Foto e informações Agência Brasil