PIONEIRA EM SÃO BERNARDO, CARAVANA DA SAÚDE EFETIVA 3.501 EXAMES

PIONEIRA EM SÃO BERNARDO, CARAVANA DA SAÚDE EFETIVA 3.501 EXAMES

Realização de tomografias e ultrassonografias fazem parte da estratégia de atender os munícipes que aguardam em fila de espera; serviço se dá com horário agendado em duas carretas

Programa pioneiro lançado pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a Caravana da Saúde já efetivou um total de 3.501 exames de tomografia e ultrassom em menos de 20 dias. A iniciativa, lançada pela gestão em 25 de janeiro, tem como meta definida zerar as filas de espera na realização de exames na rede municipal, por meio de mutirões, atendendo aos munícipes com hora marcada.

O programa conta com duas carretas modernas que vão permanecer nos locais de atendimento até o dia 24 de fevereiro. A carreta da tomografia está na Vila São Pedro, na rua ao lado da UPA (Rua do Oleoduto) e será responsável por realizar exames de tomografia sem contraste, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Os pacientes que já aguardavam na fila estão sendo contatados pelas equipes de regulação da Saúde para o agendamento. De 25 de janeiro a 9 de fevereiro foram atendidas 1.590 pessoas.

A outra carreta, da ultrassonografia, está no estacionamento da UPA Alvarenga (Estrada dos Alvarengas, 5779 – Alvarenga) e funciona nos mesmos moldes. Desde o lançamento até o dia 9, foram 2.076 atendimentos.

O prefeito Marcelo Lima destacou que o programa é uma resposta corajosa a um grande gargalo da saúde da cidade: até o lançamento da Caravana da Saúde, 5.041 pessoas aguardavam na fila para a realização de tomografia sem contraste e 3.570 pessoas esperavam por ultrassom. “Com trabalho e empenho vamos organizar a saúde, os atendimentos eletivos, qualificar a atenção básica, desafogar os serviços de urgência e a Caravana da Saúde tem um papel importantíssimo neste processo”, sustentou.

FALTAS

Todos os munícipes que aguardam pela realização dos exames estão sendo contatados pela Secretaria de Saúde para o agendamento. No entanto, a taxa de absenteísmo (percentual de pessoas que foram informadas sobre o agendamento, mas não compareceram) ficou em cerca de 21%, ou seja, 971 faltas.

“Isso prejudica não apenas o planejamento do serviço, como toda a população. Porque aquele munícipe que confirmou e não compareceu, impediu que outra pessoa fosse atendida”, pontuou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

“Vamos reforçar a nossa comunicação com a população, explicando a importância do comparecimento aos exames, para que nos casos em que for necessário, a pessoa possa dar continuidade ao seu tratamento de saúde ou, se for o caso, ter alta e seguir com a sua vida normalmente”, completou o secretário.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.