COM DRONE E NEBULIZADOR, SÃO BERNARDO REFORÇA TREINAMENTO E ESTRATÉGIA CONTRA A DENGUE

Capacitação reuniu quase 500 agentes de saúde da cidade, visando aperfeiçoar trabalho preventivo; medida ocorreu nesta quinta-feira, em evento lotado no Teatro Inezita Barroso
Em uma estratégia para potencializar o combate e a prevenção da dengue, que já conta com drones, nebulização e trabalho porta a porta, a Prefeitura de São Bernardo realizou nesta quinta-feira (27/2) o treinamento “Dengue em Foco: Vigilância e Estratégias de Combate”. O evento ocorreu no Teatro Inezita Barroso e reuniu 490 agentes comunitários de saúde, além de coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e profissionais de diversas áreas, como Consultório na Rua, Centros de Especialidades Odontológicas e Departamentos de Vigilância Epidemiológica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Apoio à Gestão e Apoio Administrativo.
Com a participação de especialistas em saúde e controle de endemias, o treinamento abordou painéis sobre a dengue em São Bernardo, no Brasil e no mundo. Além disso, foram discutidas estratégias eficazes para prevenir não apenas a dengue, mas também outras arboviroses, como Zika e chikungunya. Durante a abertura do evento, o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou a importância da atuação dos profissionais na linha de frente. “Este é um encontro extremamente importante e devemos estar orgulhosos de quem somos. Agentes de saúde, de endemias e infectologistas estão no campo de batalha, combatendo endemias e epidemias”, afirmou.
Dr. Jean ressaltou que, na gestão do prefeito Marcelo Lima, o objetivo é transformar a saúde pública em um serviço prestado de maneira impecável. “Vamos fazer a nossa parte: educar, orientar, fiscalizar e prevenir. Precisamos cuidar das pessoas e evitar mortes por dengue”, pontuou. Ele reforçou que reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que atuam nos territórios, além de investir em formação e melhores condições de trabalho, são medidas essenciais para alcançar esse objetivo.
A secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti, destacou o empenho da equipe e a importância do trabalho realizado nos bairros pelos agentes de saúde. “Vamos sempre atuar em conjunto. Nosso gabinete está aberto para o diálogo e para uma construção conjunta. Agradeço muito o trabalho de todos vocês”, declarou.
PARTICIPAÇÃO DE PESO – A mesa de abertura contou com a presença da pesquisadora no Laboratório de Geografia Ambiente e Saúde da UnB, membro da Diretoria Consultiva da PROEPI (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo), consultora em Saúde no SUS, Dra. Eucilene Santana, do assistente-doutor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias (DMIP-HC/FMUSP), o professor Evaldo Stanislau Affonso de Araujo, da diretora adjunta regional da Universidade São Judas Tadeu, Thiciane Vanessa Holanda Lins, do diretor da Universidade São Judas Tadeu, Guilherme Martins Ramos Daflon, e do gestor de Saúde e Educação da Universidade São Judas Tadeu, Michel Sant’Anna de Pinho. As apresentações foram ministradas pela Dra. Eucilene e pelo professor Evaldo.
#Dengue #SaudePublica #SaoBernardo