AEROPORTO INTERNACIONAL DE OLÍMPIA AVANÇA E OBRAS DEVEM COMEÇAR NESTE SEMESTRE

Com obras prestes a começar neste primeiro semestre de 2025, o Aeroporto Internacional de Olímpia, no interior de São Paulo, já tem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e endereço definido. Sob responsabilidade da Infraero, o projeto está em fase adiantada e promete impulsionar o turismo e a logística regional.
O terminal, registrado sob o CNPJ 00.352.294/0220-09, foi oficializado no fim de março como filial da Infraero, com o nome fantasia “Aeroporto de Olímpia”. Os Correios já definiram o CEP do local: 15403-899. O endereço será na Estrada Municipal OLP 382, no bairro Aeroporto. A área de implantação fica a cerca de 20 km do centro da cidade, com acesso facilitado por rodovias e estradas vicinais.
A pista terá 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, com possibilidade de ampliação para 2.500 metros. O pátio de aeronaves comportará até seis Boeings ou Airbus simultaneamente. O aeroporto terá capacidade para atender aproximadamente 1 milhão de passageiros por ano, recebendo também aeronaves de carga.
Com investimento inicial de R$ 500 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o terminal está projetado para ser um marco no desenvolvimento regional. Em outubro de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos publicou portaria federalizando o projeto e transferindo à Infraero a responsabilidade pela construção, operação e gestão do novo aeroporto.
Conhecida como a “Orlando brasileira” ou “Flórida paulista”, Olímpia abriga grandes resorts e parques aquáticos, e tem se consolidado como destino turístico nacional. No último Carnaval, a cidade recebeu mais de 100 mil turistas, segundo a prefeitura. Localizada a cerca de 440 km da capital paulista, na região de São José do Rio Preto, Olímpia deve ganhar ainda mais destaque com a chegada do novo aeroporto.
#infraestrutura
#turismonointerior
#saobernardo