ROTA DO EMPREGO PCD DE SÃO BERNARDO VAI ÀS RUAS PARA ABRIR PORTAS DO MERCADO DE TRABALHO

ROTA DO EMPREGO PCD DE SÃO BERNARDO VAI ÀS RUAS PARA ABRIR PORTAS DO MERCADO DE TRABALHO

Iniciativa inédita da Prefeitura realiza primeira edição na Praça da Matriz, onde diversas pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer cadastro e concorrer a uma vaga de emprego

A Prefeitura de São Bernardo promoveu nesta sexta-feira (9) a primeira edição da Rota do Emprego PcD, iniciativa voltada a ampliar as oportunidades para inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência na cidade. Realizado na Praça da Matriz das 9h às 15h, o evento registrou a circulação de mais de 100 moradores, dos quais 45 fizeram o cadastro para emprego em uma das 28 funções oferecidas por empresas parceiras.

Conforme o balanço da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, coordenadora do programa, a maioria dos inscritos envolve deficientes auditivos e portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A estrutura da Rota do Emprego PcD, que ao longo do ano irá percorrer diferentes regiões da cidade – a próxima parada deve ser no Batistini –, contou com a Van da Central de Trabalho e Renda (CTR), com a oferta de vagas de emprego; a Van do Sebrae, com analistas do escritório regional do Grande ABC para atendimento e orientação; e o espaço da Sala do Empreendedor; além do suporte da Oficina Ortopédica Itinerante, outro programa inédito da Prefeitura, que realiza pequenos reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

O prefeito Marcelo Lima, que esteve na Praça da Matriz para acompanhar as atividades, pontuou que o município tem o compromisso de promover novas oportunidades, independentemente de qualquer condição para a população, sobretudo para a parcela que normalmente não encontra uma porta para o mercado de trabalho ou outros serviços públicos.
“Esse programa é importante para dar oportunidade àquela pessoa que não era vista nem lembrada em São Bernardo. Isso é prioridade para nós, e a Rota do Emprego PcD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos os públicos. Queremos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado ao mercado de trabalho e, também, a ferramentas que possam desenvolver seus próprios negócios”, comentou o chefe do Executivo.

Secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA de São Bernardo, Fábio Branco avaliou que o resultado da primeira edição da Rota do Emprego PcD aponta que a Prefeitura está no caminho certo no sentido de facilitar o acesso deste público à oferta de vagas em postos de trabalho.
“Foi a primeira edição de uma iniciativa inédita em São Bernardo. A tendência é crescer conforme o projeto avançar pela cidade. A ação foi desenvolvida justamente para auxiliar no acesso às vagas disponíveis e fomentar a inclusão efetiva nas empresas de São Bernardo.”

A iniciativa complementa outras ações realizadas pela Administração com foco na geração de empregos e na inclusão social, como o Feirão de Emprego para Mulheres, efetivado em março, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.

DIFERENCIAL – Já a Oficina Ortopédica Itinerante, projeto inovador lançado em abril e que já atendeu em torno de 25 moradores, foi outra novidade da Prefeitura a engrossar a primeira Rota do Emprego PcD na Praça da Matriz, onde fez reparos em prótese usada por morador em uma das pernas. O programa tem como principal objetivo evitar que pessoas com deficiência que dificulte a locomoção sejam obrigadas a se deslocar de suas moradias para conseguir serviços de manutenção em seus equipamentos. Assim, as visitas da oficina móvel são agendadas para atendimento em domicílio.

#emprego #inclusao #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.