UPA VILA SÃO PEDRO PASSARÁ POR REFORMA E AMPLIAÇÃO

Serão construídas mais três salas de consultórios, além de obras de reestruturação da unidade, remodelação de áreas, troca do piso e pintura; intervenções vão ampliar a capacidade de atendimento
Visando qualificar o atendimento de urgência e emergência na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia de forma imediata uma grande reforma estrutural na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila São Pedro. O prefeito Marcelo Lima assinou nesta segunda-feira (12/5) ordem de serviço que autoriza pacote de obras no equipamento. A unidade será ampliada e passará a contar com mais três consultórios, além de melhorias gerais.
“Estive nessa UPA mais de três vezes, fazendo vistoria, e vi o assoalho afundando, o banheiro sem condições de uso. A Vila São Pedro não merece isso. Afirmo para vocês que, em 90 dias, vamos entregar uma nova UPA”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. “Vamos ampliar a capacidade de atendimento e entregar um atendimento humanizado, com a dignidade e o respeito que a Vila São Pedro merece”, emendou o chefe do Executivo.
Diversos secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias participaram da assinatura da ordem de serviço. Enquanto a reforma estiver em curso, pelo prazo estimado de três meses, os atendimentos serão realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro, que fica a poucos metros da UPA. Em caso de necessidade de internação, os pacientes serão transferidos para outras UPAs pelo transporte sanitário da Secretaria de Saúde.
A reforma prevê remodelação na área de espera e recepção, ampliação da recepção; ampliação de três consultórios (a unidade terá um total de sete consultórios), criação de sanitários adequados e acessíveis; revitalização da fachada, substituição de piso e pintura geral. Serão investidos R$ 4.114.591,83 na reestruturação.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a liderança do prefeito Marcelo Lima, que desde o início do seu mandato não tem poupado esforços para as melhorias na saúde. “Ele se preocupa, vai aos lugares, olha as estruturas e muda os processos para que a gente possa atender melhor as pessoas. É desse tipo de líder que a gente precisa, pessoas com vocação política e sensibilidade”, completou.
A vice-prefeita Jéssica Cormick lembrou que por muitos anos trabalhou como policial militar na Vila São Pedro e testemunhou as condições precárias de trabalho e de atendimento nos últimos anos. “Por muito tempo, a Vila São Pedro ficou esquecida. E a Vila São Pedro merece respeito, dignidade, e quero agradecer ao prefeito Marcelo por mais uma vez ter esse olhar acolhedor e especialmente por quem mais precisa”, pontuou.
SEMANA DA ENFERMAGEM – Valorizar o profissional de enfermagem, refletir sobre a sua atuação no SUS (Sistema Único de Saúde) e proporcionar momentos de descompressão da rotina. Esses são alguns dos objetivos da IX Semana da Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, evento que segue até o dia 16 de maio e cuja abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira (12), no auditório do Hospital de Clínicas Municipal, no Alvarenga. Esse ano o tema é “Enfermagem em movimento: saúde e bem estar”.
O prefeito Marcelo Lima, o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, a secretária adjunta de Saúde, Dra Fernanda Penatti, a coordenadora do Complexo de Saúde de São Bernardo, Heloísa Molinari, o diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Romero Lima, o presidente da Fundação ABC, Luiz Mário, e a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, participaram da solenidade de abertura.
Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades nos hospitais do Complexo Hospitalar de São Bernardo, como sessões de reiki, auriculoterapia, meditação, aromaterapia e palestra sobre saúde financeira. No evento de abertura, após a mesa solene, foram realizadas palestras por integrantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo, sobre o panorama da enfermagem no Brasil, e por psicólogas do trabalho do Complexo, sobre gerenciamento e manejo do estresse.
#obras #saude #saobernardo