ETAPA ESTADUAL DE BADMINTON É SEDIADA EM SÃO BERNARDO NESTE FINAL DE SEMANA

Torneio, disputado no Ginásio Poliesportivo da Av. Kennedy, contará com 23 atletas da cidade; população também poderá acompanhar os jogos do Parabadminton
Duas raquetes, uma rede e uma esfera que lembra uma ‘peteca’. O esporte chama a atenção de quem ainda não o conhece. Neste final de semana (17 e 18 de maio), o Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy será palco da II Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton. O torneio é uma realização da Federação Estadual da modalidade, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
A abertura do Estadual ocorre neste sábado (17/5) a partir das 8h30. Na sequência, acontecem os primeiros jogos. Vinte e três atletas da cidade vão participar da competição em duas categorias (jovem, até 18 anos e aberta, acima de 18 anos). A previsão dos organizadores é que o Estadual reúna cerca de 350 atletas e, nos dois dias de competição, mais de 2 mil torcedores.
“Convido a população a prestigiar os nossos atletas. A entrada é gratuita. Essa é uma grande oportunidade de as pessoas conhecerem um novo esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar às pessoas novas experiências e, quem sabe, alguma criança não se encante e queira começar a treinar. Um futuro esportivo consistente para a cidade, também começa assim”, salientou o prefeito Marcelo Lima.
Uma particularidade do torneio é que atletas surdos disputam a modalidade convencional. Geisa Vieira de Oliveira, 22 anos, é um dos destaques da equipe. Atleta há 16 anos de São Bernardo, Geisa também faz parte da Seleção Brasileira de surdos, sendo a 1ª do ranking em sua categoria.
“Minhas expectativas para o torneio são grandes, estou muito feliz em representar minha cidade. Vou dar o meu melhor nessa competição de alto nível. Quero fazer ótimos jogos e, quem sabe, conquistar uma medalha. Não tenho palavras para descrever o quanto isso significa”, disse Geisa, emocionada.
Nos últimos anos, o Badminton tem despertado o interesse de jovens da cidade. Para o técnico Jadelson Ferreira, os torneios em diferentes categorias estimulam a competitividade. “Temos focado em estratégias que envolvem uma agenda de treinos rigorosa, voltada para o alto rendimento. Nossa expectativa para este torneio é sempre crescer: queremos envolver cada vez mais atletas, popularizar o badminton em São Bernardo. Temos tradição — já tivemos campeões sul-americanos — e queremos manter esse legado. Mas o nosso maior desafio ainda é a popularização do esporte. Quem conhece, se encanta. E é por meio deste contato inicial que podemos superar outros obstáculos e fazer o badminton crescer de verdade”, acrescentou.

OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS – O Badminton teve sua estreia nas Olimpíadas nos Jogos de 1992, em Barcelona. Já nas Paralimpíadas, a estreia aconteceu em Tóquio, realizadas na cidade japonesa em 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Os atletas são divididos em seis classes funcionais: WH 1: para cadeirantes com equilíbrio corporal moderado ou ruim; WH 2: para cadeirantes com equilíbrio corporal bom; SL 3 e SL 4: para andantes com deficiências em membros inferiores; SU 5: para andantes com deficiências em membros superiores; SH 6: para atletas de baixa estatura.
Serviço:
II Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton
Data: sábado e domingo (17 e 18/5)
Horário: a partir das 8h30
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib
Avenida Kennedy, 1185 – Parque Anchieta