CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO BERNARDO APROVA 74 PROPOSTAS

Durante três dias, evento reuniu 270 pessoas representando a sociedade civil, entidades de classe, trabalhadores da saúde, gestores e população interessada

Com a participação de 270 pessoas entre representantes da sociedade civil, entidades de classe, trabalhadores da saúde, gestores e público interessado, que discutiram durante três dias os desafios e caminhos da saúde público, a XIV Conferência Municipal de Saúde de São Bernardo aprovou 74 propostas. O evento foi realizado entre os dias 27 e 29 de junho, na Faculdade de Direito de São Bernardo. Neste ano, o tema foi “Desafios e Perspectivas: Saúde pra Frente”.

Na abertura do evento, realizada dia 27 de junho, compuseram a mesa o diretor do Departamento de Atendimento Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretária de Saúde, Romero Lima, o representante do segmento de trabalhadores do Conselho Municipal de Saúde, o cirurgião dentista da rede municipal, Vinícius Pioli Zanetin, a representante do segmento usuário do Conselho Municipal de Saúde, Lucia Maria Gomes de Lima, e o vereador Renan Queiroz, representando a Câmara Municipal.

“Estamos aqui para defender o maior patrimônio do Brasil, que é o SUS (Sistema Único de Saúde)”, declarou Romero Lima. “Este é o momento de refletirmos se a forma como os serviços são prestados estão atendendo a população e apresentarmos propostas que direcionam para uma mudança e melhora nos serviços de saúde”, completou.

Integrante do Conselho Municipal de Saúde, Vinicius Pioli Zanetin fez uma apresentação sobre a importância tanto da Conferência Municipal de Saúde, quanto dos conselhos de controle social, intitulada “A participação cidadã como espaço de aprendizagem do governo e da sociedade civil”. “A Conferência é uma oportunidade de aprendizagem para os governos e a participação cidadã oferece uma devolutiva direta para os governantes”, afirmou.

TRABALHO – No sábado, os participantes foram divididos por eixo temático, e no domingo, 74 propostas foram aprovadas em uma grande plenária. “A realização da Conferência Municipal de Saúde representou um momento fundamental para o fortalecimento da participação social na construção das políticas públicas de saúde em nosso município”, destacou a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Maria Cristina Lopes. Essas propostas vão integrar o PPA (Plano Plurianual) da Secretaria de Saúde e caberá ao Conselho Municipal de Saúde acompanhar e fiscalizar a implementação das mesmas.

“A Conferência reafirmou o compromisso com os princípios do SUS – universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social – e demonstrou que o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade é essencial para a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente e humano”, pontuou Maria Cristina. “Com isso, encerra-se esta etapa com a certeza de que os encaminhamentos deliberados servirão como base para o fortalecimento das ações e estratégias em saúde, respeitando as necessidades e especificidades da nossa população”, finalizou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.