SANTO ANDRÉ ACELERA REFORMAS EM EMEIEFS DURANTE RECESSO ESCOLAR

Unidades municipalizadas passam por processo de modernização, que está sendo intensificado em julho
Julho é sinônimo de férias escolares e descanso para as crianças da rede municipal andreense. Ao mesmo tempo, o recesso representa mais tempo para que as unidades educacionais passem por reformas, como é o caso das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Papa João XXIII, na Vila Francisco Matarazzo, e Professor Joaquim de Carvalho Terra, na Vila Marina.
Nesta quarta-feira (2), o prefeito Gilvan Ferreira visitou as duas escolas para verificar o andamento e a evolução das obras de modernização. As unidades fazem parte do conjunto de 17 escolas que até 2022 estavam sob tutela do Governo do Estado e foram municipalizadas.
“Recesso escolar é período de acelerar obras. A gente está cuidando e investindo em infraestrutura. Todas as escolas estaduais que a gente municipalizou tinham aquele padrão antigo, com grades, aonde todo o frio ia direto para dentro das salas de aula das crianças. Estamos implementando agora nosso padrão, com paredes, janelas, deixando mais lúdico, um ambiente melhor para os estudantes. Além disso, todas as quadras também serão cobertas”, enalteceu Gilvan Ferreira.
Também acompanharam as vistorias os secretários Pedrinho Botaro (Educação) e José Antônio Ferreira (Manutenção e Serviços Urbanos). “Que a merenda das nossas escolas é de qualidade, os munícipes já sabem. Mas talvez o que não saibam é que essas escolas estão passando por reformas completas de todas as salas, cozinha, com trocas de piso, teto, tudo. Estamos trabalhando muito para melhorar as escolas, a educação e as vidas das pessoas”, completou o chefe do Executivo andreense.
Nestas unidades visitadas serão beneficiados imediatamente pelas reformas 651 estudantes matriculados, sendo 380 da educação infantil (2º ciclo final) e 1º ao 5º ano do ensino fundamental na Emeief Papa João XXIII, além de 271 do 1º ao 5º do ensino fundamental na Emeief Professor Joaquim de Carvalho Terra.
Estão sendo realizados serviços de drenagem, revisões das instalações hidráulicas e elétricas, revitalizações das salas de aula, cozinhas, refeitórios, banheiros e fachadas, instalações de gradis, cobertura na entrada dos alunos, brinquedos, execução de rampas de acessibilidade e outras benfeitorias. O investimento somado das unidades é de R$ 5,7 milhões.
Em 2024, a Prefeitura de Santo André entregou a revitalização completa da Emeief Celestino Bourroul, enquanto em fevereiro de 2025 foi a vez de reinaugurar a Emeief Professor Antônio de Campos Gonçalves. Atualmente, o município conta com dez escolas em obras de modernização em andamento – entre elas as Emeiefs Professora Hermínia Lopes Lobo e Professora Francisca Helena Furia.

