MUDANÇA DA FAIXA ETÁRIA PARA MAMOGRAFIA AMPLIA EM 98% NÚMERO DE EXAMES EM SÃO BERNARDO

Cidade foi pioneira em estender o acesso ao exame para rastreio do câncer de mama para mulheres entre 40 e 74 anos
A decisão da Prefeitura de São Bernardo, que, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a faixa etária para realização de mamografia para rastreio de câncer de mama, resultou em aumento expressivo no número de exames. Considerando as pessoas de 40 a 49 anos e de 70 a 74 anos, que desde 20 de março podem realizar o exame para rastreio (sem necessidade de pedido médico no atendimento da carreta), a expansão foi de 98%. Até março, o exame para rastreio era voltado a pessoas de 50 a 69 anos.
“As evidências científicas mostram que muitos casos de câncer acometem pessoas nessa faixa etária que foi incluída no exame de rastreio. Essa mudança vai salvar vidas, vai economizar recursos, porque, quando identificado cedo, o tratamento é muito mais rápido e eficaz. Esses números mostram que tomamos a decisão certa”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
Considerando os exames realizados com pessoas de todas as idades, também foi verificado aumento de 44%. Foram comparados os períodos de janeiro a março de 2025 com abril a junho de 2025, numa análise de trimestres. “Políticas públicas assertivas salvam vidas. É isso que estamos fazendo em São Bernardo, sob liderança do prefeito Marcelo Lima. Este ano entregamos um novo mamógrafo no Hospital da Mulher, temos outro equipamento na Policlínica Centro e a nossa carreta, que percorre toda a cidade, levando os exames para a população”, relatou o secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
PIONEIRISMO – São Bernardo foi a primeira cidade do Brasil a acatar recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e que estende a faixa etária para rastreio. A cidade conta com cerca de 102.700 moradoras entre 40 e 74 anos, das quais mais de 83.600 são usuárias do SUS, ou seja, mais de 80% das mulheres nesta faixa etária.
As moradoras podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência para agendamento de consulta com ginecologista e/ou médico da família e realização do exame, que terá periodicidade bianual, a menos que haja alguma alteração no resultado do exame. Mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame na Carreta da Mamografia, sem necessidade de pedido médico. O calendário do equipamento pode ser acessado em https://encurtador.com.br/hOIfF.