Aposentados e pensionistas compareceram na manhã desta segunda-feira (21) às agências dos Correios de São Bernardo do Campo em busca de informações sobre o acordo de reembolso de descontos não autorizados em benefícios do INSS. O atendimento presencial é possível desde o fim de maio, graças a uma parceria entre o INSS e os Correios.

Na cidade, duas unidades realizam o serviço:
📍 AC São Bernardo do Campo – Av. Brigadeiro Faria Lima, 845 – Centro
📍 AC Assunção – Rua Cristiano Angeli, 1263 – Bairro Assunção

A medida permite que segurados que contestaram descontos realizados por associações e entidades – e não obtiveram resposta em até 15 dias úteis – possam aderir ao acordo de forma gratuita, sem necessidade de ação judicial. A adesão pode ser feita até 14 de novembro por meio do aplicativo Meu INSS, site oficial ou nas agências dos Correios.

Segundo o INSS, mais de 582 mil pessoas já aderiram ao acordo em todo o Brasil, o que representa 30,4% dos 1,9 milhão de segurados que informaram ter sido descontados indevidamente. São Paulo é o estado com maior número de adesões: 114.599 até o momento.

Os pagamentos começarão a ser feitos na quinta-feira (24), por ordem de adesão, diretamente na conta onde o beneficiário recebe o pagamento do INSS. Os valores serão corrigidos pelo IPCA e pagos em parcela única. Quem aderiu até esta segunda-feira deve receber ainda nesta semana.

A central telefônica 135 continua disponível para consultas e contestações, mas não realiza a adesão. Os canais de atendimento seguem ativos até 14 de novembro e podem ser prorrogados, caso necessário.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.