OPERAÇÃO FORÇA TOTAL INTENSIFICA PATRULHAMENTO EM ÁREAS ESTRATÉGICAS DE SÃO BERNARDO

Ação integrada entre GCM e PM mobiliza 89 agentes e reforça rondas em áreas com maior incidência de denúncias de moradores
Em mais uma etapa de ação integrada de segurança na cidade, a Operação Força Total intensificou o patrulhamento preventivo e ostensivo em áreas estratégicas de São Bernardo, com início nesta quinta-feira (24/7). A medida conjunta entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar) percorre áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de denúncias feitas por moradores, como o Centro do município e os bairros Baeta Neves, Jardim Petroni, Nova Petrópolis, Vila Gonçalves, Grande Alvarenga, Batistini, Jardim dos Químicos e Rudge Ramos.
A ação mobilizou um efetivo robusto de 89 agentes das forças de segurança, com atuação da GCM e da PM. A estrutura operacional contou com 6 equipes da Romu, especializada da GCM, 4 viaturas da Força Tática, 20 motocicletas da PM e 15 viaturas, sendo 7 da Polícia Militar e 8 da Guarda Civil. A força-tarefa atuou em diversas regiões da cidade com foco no patrulhamento ostensivo, abordagens preventivas e no combate à criminalidade em áreas de maior vulnerabilidade.
“As operações integradas são essenciais para direcionar o efetivo às áreas com maior número de denúncias e registros, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz à população. A atuação conjunta entre GCM e PM fortalece a presença nas ruas e amplia a sensação de segurança nos bairros”, destacou o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian.
A Operação Força Total faz parte de um calendário permanente de ações conjuntas entre a Prefeitura de São Bernardo e as forças de segurança do Estado, que segue sendo realizada de forma contínua em todas as regiões do município, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.
INTEGRAÇÃO – No dia 22 de julho, trabalho integrado em São Bernardo entre a GCM e polícias Militar e Civil resultou na detenção de um suspeito responsável por uma série de ataques a ônibus na cidade e em municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A medida conjunta, que envolveu investigação minuciosa e cruzamento de dados, foi fundamental para identificar e deter o indivíduo, que confessou os atos criminosos ocorridos no último dia 17 de julho. Essa operação reforça a importância das ações integradas para ampliar a eficiência das investigações e fortalecer o combate ao crime.
OUTRAS AÇÕES – Além das operações integradas, a GCM de São Bernardo realiza diariamente a Operação Direto ao Ponto. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 28.384 rondas, com monitoramento das principais vias da cidade e pontos de ônibus nos períodos de maior fluxo de pessoas a caminho do trabalho.