SÃO BERNARDO INAUGURA SEDE DA FACULDADE MUNICIPAL GRATUITA

Oportunidade, inclusão e sonho realizado foram palavras que marcaram nesta sexta-feira (1º/08) a inauguração da sede do Programa Faculdade Municipal de São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro, que a partir do dia 15 de agosto recebe alunos da primeira turma da instituição. Acompanhado de representantes da Universidade São Judas Tadeu, parceira da Prefeitura no projeto inédito, de secretários e vereadores, o prefeito Marcelo Lima descerrou a placa simbolicamente, cortou a fita e liderou vistoria às instalações da faculdade.

Parte da programação do mês de aniversário de São Bernardo, que no dia 20 de agosto completa 472 anos de fundação, o evento de inauguração simboliza também um marco na história da cidade. Afinal, pela primeira vez o município terá uma faculdade gratuita para beneficiar pessoas que sonham em ter um curso superior, mas não têm condições financeiras. À frente da faculdade estarão Cécile Leme e Crissina Sena, coordenadoras administrativas que cuidaram da recepção na entrega da obra.
“A faculdade estava no nosso Plano de Governo, que construímos junto com a população, e também era um sonho meu. Mas desde 1º de janeiro, quando assumi, deixou de ser um Plano de Governo para mim. É uma meta de gestão, e vida, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar mais uma, que é a faculdade, e também de poder falar à população que, em sete meses de governo, já foram entregues dezenas de itens do nosso plano”, sustentou o prefeito.
A primeira turma terá 200 estudantes, nos cursos de Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão Pública e Marketing Digital. O chefe do Executivo já adiantou que que a meta da Prefeitura é aumentar o número de alunos e de opções de cursos gradualmente, já a partir do ano que vem. Também disse que a Prefeitura vai buscar parcerias com empresas para oferecer estágio e emprego aos futuros alunos.
“Hoje entregamos a primeira parte, onde temos salas de recepção, administrativa, banheiros, inclusive adaptado, e depósito, além de laboratório de tecnologia e sala de aula. Mas as intervenções não param e até o fim do ano queremos entregar todo o prédio pronto para novos cursos e mais alunos, que serão incorporados aos poucos”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
A diretora adjunta da São Judas Tadeu, Thiciane Lins, destacou que o Programa Faculdade Municipal de São Bernardo nasce com o propósito de transformar vidas através da Educação, e que a parceria representa “muito mais do que a inauguração de um prédio, mas simboliza o acesso real à Educação a todos que necessitam”. A executiva lembrou, em seu discurso, que a São Judas comemorou 54 anos na terça-feira e que, desde 2019, está em São Bernardo.


“Hoje a gente tem mais um marco na nossa história. Que essa faculdade seja um marco de inclusão, de qualidade e de esperança. Que os estudantes que agora iniciam essa jornada conosco tenham um futuro e possam olhar para trás com orgulho por terem feito parte desta história. Acreditamos que a Educação é um direito e, acima de tudo, um instrumento de mudança. Quero agradecer em nome da Prefeitura e do prefeito Marcelo Lima toda confiança para com a universidade, e também expressar meu agradecimento à toda a equipe que acreditou, que trabalhou junto para que esse projeto saísse do papel”, disse Thiciane.
O secretário executivo de Programas Governamentais da Prefeitura e um dos responsáveis pela implantação da faculdade, Hiroyuki Minami, expôs que o primeiro grupo de estudantes inicia suas atividades no prédio da Rua Marechal Deodoro em 15 de agosto, um dia depois da Aula Magna, que marca o começo das atividades e será realizada no Cenforpe (Centro de Formação dos Professores), no Planalto.
“No Plano de Governo, encontramos algumas mensagens significativas, como ‘Esta é a São Bernardo do Campo que sonhamos. Tecnológica, inteligente, eficiente e inclusiva para todos’. E esse sonho, em seis meses, torna-se realidade.
Gostaria de ler mais um trecho do plano, que diz o seguinte: ‘A Educação deve estar sempre entre as prioridades de qualquer governo. E esta, se não é a principal, está entre as mais importantes. Uma educação de qualidade que garanta a inclusão, a equidade e a aprendizagem’. Prefeito, você lança hoje aqui uma semente que, com certeza, vai gerar muitos frutos daqui para frente”, pontuou Minami.
#educacao #faculdademunicipal #saobernardo