NO RETORNO DA IRLANDA, ALUNOS DO CONECTA SÃO BERNARDO GANHAM CURSO DE IDIOMAS NA FACULDADE MUNICIPAL

Anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Lima na chegada dos estudantes ao Brasil; Prefeitura trabalha para formalizar parceria de estágio com empresa da cidade

O saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi tomado por gritos de alegria e lágrimas de emoção na noite deste sábado (2/08), no retorno dos estudantes do Conecta São Bernardo ao Brasil. Os intercambistas, alunos da rede pública da cidade, se reencontraram com familiares após 30 dias vivendo experiência cultural e educacional em Dublin, na Irlanda, pelo programa pioneiro da Prefeitura. Entre as mães, pais, irmãos e amigos que aguardavam ansiosos o grupo estava o prefeito Marcelo Lima, que recepcionou os jovens com novidades: a oportunidade de dar sequência aos estudos de idioma pelo Programa Faculdade Municipal de São Bernardo.

“Estamos construindo políticas públicas transformadoras. Iniciativas que ampliam as possibilidades especialmente para quem vive nas periferias ou áreas de maior vulnerabilidade social. O Conecta São Bernardo veio para mostrar que é possível, sim, democratizar o acesso ao que existe de melhor em termos de formação para nossos jovens. Vamos além. Os intercambistas poderão intensificar os estudos da língua inglesa de forma gratuita, em nossa faculdade municipal”, anunciou.

Além das aulas de língua inglesa, a Prefeitura trabalha para formalizar parceria com empresa da cidade para acolher o grupo de 20 alunos em programa de estágio remunerado. “Um primeiro contato com o universo profissional para que esses estudantes levem adiante seus sonhos. E espalhem para tantos outros jovens e crianças os conhecimentos adquiridos, essas experiências que mudaram suas vidas e vão, com certeza, abrir portas para um futuro melhor”, explicou o prefeito.

Aos 17 anos, Bruna dos Santos Araújo, uma das participantes do Conecta São Bernardo, aposta nos estudos para atingir suas metas, inclusive profissionais. A moradora do Santa Cruz, no Pós-Balsa, tem em sua lista de opções para o ensino superior o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A experiência do intercâmbio na Irlanda foi aprovada pela estudante. “Foi uma imersão cultural. Todo dia o contato com o inglês é surreal. Foi incrível”, disse Bruna, que aprovou os anúncios feitos pelo prefeito na volta do grupo a São Paulo. “Será maravilhoso. Não tenho nem palavras para descrever o sentimento.”

CONECTA SÃO BERNARDO  O programa inédito de intercâmbio da Prefeitura de São Bernardo levou, no início de julho, 20 estudantes da rede pública da cidade, com idade entre 15 e 17 anos, para experiência cultural e educacional em Dublin, na Irlanda. Os alunos se inscreveram junto à Secretaria de Educação do município e participaram de processo de seleção que avaliou, entre outros critérios, as notas nas disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa. Residir na cidade há pelo menos dois anos e a família estar inserida no CadÚnico foram pré-requisitos de participação.

Durante 30 dias, o grupo de intercambistas foi acolhido no campus da Universidade Pública de Dublin (University College Dublin), onde fizeram imersão em aulas de inglês. A Prefeitura investiu R$ 120 mil para a realização desta primeira etapa do programa. A experiência incluiu passagens aéreas, seguro-viagem, hospedagem, alimentação, material didático e bolsa para despesas pessoais. Passeios a espaços culturais, parques e locais históricos de Dublin foram parte da programação de atividades dos estudantes.

AMPLIAÇÃO  A Prefeitura trabalha para ampliar o Conecta São Bernardo. A proposta é levar, no início de 2026, educadores da rede municipal para experiência de intercâmbio internacional. Para julho do próximo ano, novo processo de seleção de estudantes da rede pública da cidade será aberto. O destino dos alunos será a Irlanda. O município projeta também a expansão do número de participantes no programa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.