CONFERÊNCIA APROVA PROPOSTAS QUE SERÃO INCORPORADAS AO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO CAETANO

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou sábado (2/4), no Campus Centro da USCS, a VIII Conferência Municipal de Saúde, importante espaço de diálogo entre usuários do sistema, trabalhadores, gestores e sociedade civil.
Durante o encontro foram aprovadas dez propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que está em elaboração e deverá ser apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, agendada para o dia 20 de agosto.
Com o tema central Cuidar do Presente, Planejar o Futuro: Saúde com Qualidade para Todas as Pessoas, a Conferência foi aberta à participação de todos os moradores. Foram aprovadas duas propostas em cada um dos cinco eixos temáticos: Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada e Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Gestão no SUS.
Confira as propostas aprovadas:
EIXO I – ATENÇÃO PRIMÁRIA
Proposta 1: Qualificar continuamente os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para melhorar os fluxos de trabalho, padronizar processos e tornar o atendimento mais eficiente e acolhedor à população.
Proposta 2: Intensificar a busca ativa de pacientes oncológicos e seus familiares, fortalecendo a articulação entre a Atenção Primária a Saúde e a rede de oncologia, com foco na identificação precoce, no acompanhamento contínuo e no suporte integral às famílias dentro da área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família.
EIXO II – ATENÇÃO ESPECIALIZADA E HOSPITALAR
Proposta 1: Aderir ao programa “PBM” na Rede Hospitalar Municipal, em parceria com a COLSAN, que visa combater a transfusão de sangue indiscriminada, otimizando o uso de gerenciamento de sangue do paciente e, assim, diminuindo custos assistenciais.
Proposta 2: Criar o “Núcleo Central de Regulação” único, para gerenciamento de vagas hospitalares e melhor comunicação entre os hospitais, bem como ambulatorial.
EIXO III – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Proposta 1: Realizar trabalho intersetorial entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde e a Assistência Farmacêutica do município para promover a equidade no acesso aos serviços e Educação em Saúde.
Proposta 2: Orientar a população sobre medicamentos que são disponibilizados pela Farmácia Popular de forma gratuita.
EIXO IV – VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Proposta 1: Manter o Programa do Bem-Estar Animal – Castração, minimizando o risco de transmissão de agravos à saúde humana.
Proposta 2: Criar o código sanitário municipal.
EIXO V – GESTÃO EM SAÚDE
Proposta 1: Criar programa de capacitação dos profissionais de saúde, em parceria com instituições de ensino.
Proposta 2: Qualificar os fluxos e processos do acesso ao paciente.