GCM DE SÃO BERNARDO COMPLETA 26 ANOS COM NOVO ARMAMENTO E AMPLIAÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO DE SEGURANÇA

Solenidade marcou a entrega de 25 carabinas à corporação e o anúncio de reforço do sistema de câmeras para 1.600 unidades; cidade entra na última etapa para entrada no Muralha Paulista
Ampliando as ações de segurança na cidade, a gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou nesta terça-feira (12/08) a entrega de 25 carabinas .40 para a GCM (Guarda Civil Municipal), dentro das comemorações de 26 anos da corporação, além do anúncio de reforço no sistema de videomonitoramento. A medida fortalece o compromisso da administração com a melhora de estrutura da guarda, que a partir desta data vai utilizar ferramentas mais modernas em operações que visam a proteção da população.
Ao todo, foram habilitados 69 guardas para a utilização das carabinas. Entre julho e início de agosto, os GCMs passaram por aulas teóricas, incluindo regras de segurança, oficina de desmontagem e montagem, tiro prático e avaliação, conforme a instrução normativa da Policia Federal. O investimento no novo armamento foi de R$ 222 mil, provenientes de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e recursos próprios.
“Hoje precisamos destacar o avanço de São Bernardo nas políticas públicas de segurança, com a melhora da estrutura para os agentes municipais, garantindo armamentos mais modernos que serão ainda mais eficientes na segurança da população”, declarou o prefeito Marcelo Lima, que participou da cerimônia de entrega no Paço Municipal.
Como medida complementar ao novo armamento, a Prefeitura registrou também a ampliação do sistema de monitoramento operado pela GCM, que vai proporcionar maior cobertura territorial, agilidade nas respostas às ocorrências e aumento da sensação de segurança da população. O reforço do videomonitoramento irá aumentar a abrangência em áreas com maior incidência de ocorrências e aprimorar a integração com as outras forças de segurança (Polícia Militar, Civil, Defesa Civil, etc.), refletindo na otimização no tempo de resposta às ocorrências.
“Segurança se faz com ação e esta foi uma missão que o prefeito Marcelo Lima nos deu: garantir que a guarda municipal tenha armamento moderno e que fosse ampliado o videomonitoramento da cidade, e hoje é uma realidade: saltaremos de 400 para 1.600 câmeras em menos de um ano de trabalho. Isso só foi possível com muito planejamento e gestão”, acrescentou Major Arley Topalian, secretário de Segurança do município.
ESTRUTURA – São Bernardo terá, no prazo de 60 dias, cerca de 1.600 câmeras de videomonitoramento. Além das 400 câmeras já existentes no município, passam a fazer parte do sistema integrado 800 câmeras incorporadas da Saúde (que estão dentro de unidades de saúde da cidade), além da instalação de 350 novas câmeras que serão instaladas em até dois meses no município, sob o investimento via BNDES, no valor de R$ 1,8 milhão.
MURALHA PAULISTA – A ampliação e integração das câmeras já existentes na cidade fazem parte da quinta e última etapa para que São Bernardo efetive a entrada no Programa Muralha Paulista.
“São Bernardo terá o melhor monitoramento possível que a tecnologia permite atualmente. Vamos terminar esse último requisito do Muralha Paulista, que é fazer a integração das câmeras na cidade, iniciar a fase de testes para que ela rode totalmente integrada e partir para a licitação dentro dos moldes pedido pelo Estado”, pontuou o chefe do Executivo municipal.
O programa busca reduzir a violência e enfraquecer redes criminosas a partir da criação de uma nova base de dados qualificada, aprimorada por IA. Essa base de dados fornecerá informações estratégicas que auxiliarão os gestores de segurança pública na tomada de decisões mais rápidas e precisas, expandindo a segurança e protegendo os cidadãos.
ANIVERSÁRIO DE 26 ANOS – Na manhã desta terça-feira (12/08), a GCM de São Bernardo celebrou os 26 anos da corporação com homenagens e reforço no compromisso com a segurança. A solenidade, que ocorreu na Pinacoteca, destacou as promoções na guarda e reconhecimento a ocorrências de destaque, fortalecendo o papel fundamental da corporação na proteção da comunidade
O evento reuniu autoridades, agentes e convidados para homenagens a toda corporação, com destaque para 37 guardas promovidos, que receberam novas divisas (graduações), e para 23 GCMs reconhecidos por atuações de visibilidade.