COLETIVO CIRCO NO BECO APRESENTA ESPETÁCULO “OS TOLOS” EM SÃO BERNARDO DO CAMPO NESTE DOMINGO, DIA 24 DE AGOSTO, GRATUITAMENTE

Referência em seu trabalho de transformação social por meio do teatro de rua há 22 anos, o Coletivo Circo No Beco está de volta à cena com “Os Tolos”, espetáculo livremente adaptado a partir do texto “Os Cegos”, do dramaturgo belga Michel Ghelderode (1898-1962).
A montagem chega em São Bernardo do Campo (SP) no dia 24 de agosto, às 16h, no Espaço Cultural Pulo do Sapo (R. Unidos da Esperança 175 – Jardim Laura), seguindo a itinerância das 10 apresentações gratuitas pelo estado de São Paulo. Cidades como Campinas, Valinhos, Mongaguá, Ubatuba e a própria Capital estão na rota do grupo.
A adaptação é assinada pela diretora artística Gabi Winter e por André Schulle – que também está no elenco, ao lado dos atores Julia Bertollini, Luiz Felipe Choco e MariadaGloria. O cenário é de Jr. Eliseu, com figurinos de Marian Hernandes, trilha sonora de Danilo Rodrigues e Danielle Siqueira e adereços de Lúcio Maia, também coordenador geral do projeto.
A cegueira da alma é o mote da encenação, que preserva a estrutura dramatúrgica e a moral da história do original, escrito em 1933, mas ainda atual ao se utilizar da metáfora para retratar a condição humana em relação à falta de percepção e discernimento diante dos desafios e realidades da vida.
Para acentuar a relação do texto com o presente, o coletivo utiliza também elementos contemporâneos, especialmente voltados para o público adolescente. Assim, temas como as redes sociais, os web gurus, a busca pela fama, a falta de informação e o compartilhamento de conteúdo muitas vezes irrelevante, apenas pela necessidade em mostrar algo, entre outros, surgem durante a narrativa.
Por se tratar de um espetáculo de rua e que reúne artistas de um coletivo circense, “Os Tolos” também faz uso de recursos como malabares, acrobacias e, principalmente, a palhaçaria como linguagem expressiva, além de dialogar com a cultura do funk e do hip-hop.
O projeto é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Sinopse – Três personagens, totalmente deslocados da realidade, partem em busca de uma terra prometida: Cidade Utópica, a cidade onde tudo é possível. No caminho se perdem e encontram Lamparina, que vive na realidade e lhes indica que estão em busca de nada, de uma cidade que sequer existe e, portanto, deviam ir atrás de algo realmente importante e verdadeiro. Mas o grupo não lhe dá crédito e parte em direção ao desconhecido.
Sobre o Circo no Beco – Há 22 anos, o Coletivo Circo no Beco constrói sua trajetória nas ruas e becos de São Paulo, levando alegria, arte e oportunidades para quem mais precisa. O que começou como um grupo de artistas apaixonados por circo virou uma verdadeira rede de transformação social, unindo palco, educação e ação comunitária de um jeito único.
Desde 27 de março de 2003, o coletivo realiza às segundas-feiras o Encontro Paulista de Malabares. É o point dos artistas de rua – dos iniciantes aos mais experientes – para treinar, trocar ideias e mostrar seu trabalho. Além disso, o coletivo também organiza o Festival de Circo e Artes de Rua, que já está na 16ª edição, com espetáculos que movimentam toda a cena cultural da cidade.
SERVIÇO
DOMINGO, 24 AGO, 16h
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Espaço Cultural Pulo do Sapo
R. Unidos da Esperança 175 – Jardim Laura
LIBRAS