PREFEITURA DE SÃO CAETANO ATENDE MAIS 126 CRIANÇAS EM AÇÃO ESPECIAL DE NEUROPEDIATRIA NO CTNEN

Dando continuidade à estratégia de conferir mais celeridade aos atendimentos dos pacientes, a Prefeitura de São Caetano do Sul realizou sábado (16/8) mais uma ação especial de Neuropediatria, no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial). Na ocasião, 126 crianças passaram em consultas, cumprindo o objetivo de ampliar o acesso à avaliação e ao acompanhamento especializado.
Foram atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual e outras condições neurológicas e do neurodesenvolvimento.
“Essa ação estratégica integra os esforços da gestão municipal para garantir diagnóstico precoce, cuidado integral e acompanhamento contínuo às crianças com necessidades específicas de saúde, reforçando o compromisso com a inclusão, a equidade e o fortalecimento da rede de atenção especializada”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.
Dessa vez, o percentual de absenteísmo ficou em 24%, o menor desde o início das ações especiais – em junho o índice chegou a atingir 37%. A queda, se deve, em parte, ao alerta feito pela Prefeitura sobre a importância do comparecimento dos pacientes aos procedimentos agendados
O paciente que falta a uma consulta agendada, além de impedir que outro morador seja atendido em seu lugar, prejudica o seu próprio tratamento e gera custos ao município.
Em junho, a Prefeitura aumentou a oferta de consultas médicas especializadas em mais 6.400 por mês, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde. Além da Neuropediatria, foram ampliados os atendimentos em Alergologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Dermatologia, Dermatologia – Procedimentos, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.