PM AMBIENTAL DESMONTA RANCHO ILEGAL ÀS MARGENS DA REPRESA BILLINGS, EM SÃO BERNARDO

No sábado (23), a Polícia Militar Ambiental localizou e desmontou um rancho usado para caça e pesca ilegais às margens da Represa Billings, em São Bernardo do Campo. A ocorrência foi registrada pela equipe do Grupo Especial de Polícia Ambiental de Área Rural (GEPAAR).
Durante patrulhamento, os policiais avistaram um homem utilizando uma tarrafa, petrecho proibido por lei. Ele tentou se desfazer do material na água, mas foi abordado. Duas tilápias que estavam presas foram devolvidas ao ambiente aquático. O infrator recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.040,00, conforme o artigo 35 da Resolução SIMA 05/21.
Na sequência, os agentes vistoriaram um rancho de madeira e encontraram cinco tarrafas, nove alçapões para captura de aves, uma batedeira de aves, uma carabina de pressão calibre 5.5, além de projéteis, facas, facão, estilingue, espinhal com 20 anzóis, binóculo, cantil e três cartuchos calibre 36 já deflagrados. O local foi desmontado por estar em área de servidão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), em meio à mata nativa.
Segundo a PM Ambiental, os petrechos ilegais serão destruídos, e parte do material será utilizada em ações de instrução e educação ambiental. O responsável responderá administrativamente e será notificado sobre a data de atendimento ambiental.