PASSAGEIRO É DERRUBADO E RETIRADO DE ESTAÇÃO DE TREM POR SEGURANÇAS DA CPTM

Um vídeo gravado na estação José Bonifácio, da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na noite deste domingo (24), mostra dois agentes de segurança imobilizando no chão um jovem que estava sentado aguardando o próximo trem.
Nas imagens é possível ver o momento em que o rapaz é agarrado pelos pés e jogado ao chão, iniciando uma confusão na plataforma, diante de outros passageiros.
Para conter o homem, um dos seguranças senta sobre as costas do jovem, impedindo-o de se levantar. Ele reclama de ter perdido o chinelo, enquanto outro passageiro acompanha tudo de perto.
Em nota, a CPTM informou que o passageiro teria entrado na estação pulando a catraca, sendo retirado do local. Entretanto, pouco depois, outra pessoa pagou a sua entrada e, então, ele teria danificado um mapa existente na estação e ofendido os vigilantes, o que motivou a ação gravada no vídeo.
Ainda segundo a companhia, um dos seguranças ficou ferido e, após atendimento no hospital, as partes foram conduzidas ao 63º Distrito Policial, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência para apurar também a conduta dos agentes da empresa terceirizada.
Nota da CPTM, na íntegra:
”Na noite deste domingo (24/08), por volta das 21h10, um homem praticou evasão de renda na estação da José Bonifácio, Linha 11-Coral da CPTM, foi orientado e retirado do sistema. Ele acessou a estação novamente, após uma pessoa pagar a passagem dele, e seguiu para plataforma sentido Estudantes, proferindo ofensas contra os vigilantes. O homem danificou um mapa de sinalização do local e, ao ser abordado pela equipe de segurança da estação, apresentou comportamento agressivo, causando ferimentos em um vigilante. Os envolvidos foram levados ao hospital da região e depois seguiram para o 63º Distrito Policial, onde o caso foi registrado.
As abordagens realizadas na CPTM são apuradas e, caso sejam constatadas irregularidades na conduta dos colaboradores diretos ou indiretos da companhia, são aplicadas medidas administrativas.”