TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ TERÁ FAIXA PARA VLT, CICLOVIA E PASSARELA DE PEDESTRES

Previsto para ser o primeiro túnel imerso do Brasil, o projeto de ligação entre Santos e Guarujá terá faixa exclusiva para VLT, ciclovia, passarela para pedestres e galeria de serviços. A obra já conta com licença ambiental prévia da Cetesb e vai a leilão no próximo dia 5 de setembro, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A entrega das propostas deve ocorrer até 1º de setembro, às 10h.
O novo túnel promete transformar a mobilidade na Baixada Santista, com trajeto estimado em até cinco minutos — uma redução significativa frente aos cerca de 18 minutos das balsas atuais, que ainda sofrem com filas e instabilidades. O deslocamento por estrada pode levar até uma hora.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos sob o canal portuário, o túnel será construído com módulos de concreto pré-moldados, técnica utilizada em países da Europa e da Ásia. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, com até R$ 5,1 bilhões de aporte público divididos entre os governos estadual e federal. O contrato da concessão será de 30 anos e envolverá construção, operação e manutenção.
Além de facilitar o deslocamento diário de mais de 720 mil pessoas que vivem nas duas cidades, o projeto tem foco em mobilidade sustentável, integrando diferentes modais e incentivando o uso de transporte coletivo e não poluente.
Segundo a Cetesb, a obra deve gerar impactos positivos na integração urbana e na redução de emissões, com reflexos também no turismo e na economia local.
#mobilidadeurbana #infraestrutura #saobernardo