50 MIL ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBERÃO AVALIAÇÕES OFTALMOLÓGICAS E AUDITIVAS COM ENTREGA GRATUITA DE ÓCULOS

Nesta quinta-feira (28), a prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, lançou o Programa Ouvir, Ler e Aprender em parceria com o Instituto Semma, na EMEB Regina Rocco Casa II, na Vila do Tanque. Serão realizadas avaliações oftalmológicas e auditivas em até 50 mil estudantes da rede municipal de ensino, com encaminhamento para atendimento especializado e entrega gratuita de óculos para os estudantes que necessitarem.
A prefeita Jessica Cormick ressaltou que a expectativa é que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos pelo programa. “A cada dois dias o programa vai estar em uma escola atendendo. Vai está indo uma autorização para os pais e um questionário para saber qual exame a criança deve fazer”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que o projeto é uma iniciativa das secretarias de Educação e Saúde e vai contemplar estudantes de 6 a 11 anos, sendo da 1ª à 5ª série do município. A partir do diagnóstico feito nas escolas, com oftalmologista e otorrinolaringologista, as crianças que necessitarem serão encaminhadas à rede municipal.
“Todas as crianças que tiverem alguma alteração no ponto de vista auditivo ou visual, elas passam por avaliação com médicos para definir qual a sua necessidade. Elas já saem do exame mostrando qual a necessidade das lentes refrativas, e já escolhem em um stand na escola a sua armação. O óculos, e aparelho auditivo será fornecido pela Prefeitura de São Bernardo e sem custos para os pais”, afirmou.
Autorização para os pais
O projeto será feito de forma gradual, passando por todas as regiões da cidade, e os pais dos alunos receberão um questionário e um pedido de autorização para a realização dos exames. O acompanhamento dos estudantes será realizado por meio de uma carteirinha do projeto, que vai definir quais avaliações deverão ser feitas, além da reavaliação anual.
O coordenador do projeto, Rodrigo Fontes, ressaltou que os exames não têm contraindicação, além de contar com toda a estrutura e profissionais de saúde, e reforçou a importância da autorização dos pais.