COM ‘BÊNÇÃO’, TIME DO VILA SÃO JOSÉ, DE SÃO BERNARDO, VAI EM BUSCA DO TÍTULO DA TAÇA DAS FAVELAS SP 2025

Felipe, melhor amigo do atacante Kauê Pavan, será homenageado pelo time, que pela primeira vez leva um representante da cidade para a final do torneio Estadual, neste sábado (30/8) no Estádio do Pacaembu
“O que ele mais gostava era jogar futebol. Então eu falei que (a disputa da Taça das Favelas) ia ser por ele”. Emocionado, o atacante Kauê Pavan do Complexo Vila São José, relembra um dos episódios que marcou a trajetória da equipe de São Bernardo na fase regional da Taça das Favelas, organizado pela CUFA da cidade. A equipe disputa a final do campeonato neste sábado, 30 de agosto, no Estadio do Pacaembu. Felipe, amigo do jogador, faleceu por complicações de um câncer dias antes da disputa da semifinal da competição. “Fiquei do lado dele nos últimos dias e foi um momento muito importante, muito forte. Meu amigo desde a infância, que cresceu comigo. A gente sempre jogou bola juntos desde pequenininhos”, contou.
Kauê passou por dias de incerteza, mas foi recompensado na disputa da semifinal da fase regional, em São Bernardo, contra o Joias do Cláudia. “Naquela semana que ele faleceu fiquei pensando se ia treinar, se ficava em casa, se conseguiria jogar. E, na semifinal, acabei fazendo um gol, então acredito que ele me abençoou. Ele jogava muito e sei que lá de cima ele tá olhando por mim, me protegendo”, declarou com os olhos marejados. Na final da Taça das Favelas São Paulo 2025, que será disputada neste sábado (30/8) a partir das 15h50, contra o Favela da 13, de Guarulhos, no tradicional Estádio do Pacaembu (atual Mercado Livre Arena), a família de Felipe, pais e irmão de Kauê estarão nas arquibancadas incentivando o garoto de 17 anos. O jogador não esconde a ansiedade de pisar em um dos palcos que já recebeu jogos épicos do Campeonato Paulista, de Libertadores e de tantos outros campeonatos.
“A ficha ainda não caiu, mas estou muito feliz. Vai ser incrível entrar naquele campo, com tanta gente na arquibancada, com transmissão da Globo. Mas a hora que estiver no gramado, é esquecer tudo isso e focar na decisão. Não imaginávamos que estaríamos nessa final, mas acreditamos em nós, na nossa equipe, agora é colocar tudo isso em prática na busca desse título inédito”, animou-se Kauê.
BODAS DE OURO – Em outubro o Vila São José completa 50 anos. A comunidade fica no grande Ferrazópolis. Embora a região registre ocupação desde o século 19, o primeiro loteamento organizado começou em 1950. Duas décadas depois, o cadastro de favelas da Prefeitura indicava 700 barracos. É quando surge o time Vila São José, em 1975.
Com meio século de vida, o Vila São José hoje participa de competições com categorias de 15 a 17 anos. Para o zagueiro e capitão da equipe, Murilo Silva, o sonho de infância está se tornando realidade. “O desejo de qualquer criança que sonha em jogar futebol é poder estar em uma final como essa, em um campo como o Pacaembu”. Aos 16 anos, ele relembra histórias que o avô contava de jogos que assistia no estádio.
“Meu avô Antônio adorava assistir aos jogos no Pacaembu e tenho certeza que ele vai assistir lá do céu, de camarote, essa final. Estamos muito confiantes. Passamos por muita coisa durante a competição, por momentos em que não acreditávamos que passaríamos de fase, mas treinamos muito para chegar aqui. Amanhã é jogar o que sabemos e, em um jogo como esse, o que define são os detalhes”, argumentou.
FASE NACIONAL – Após a fase regional, uma seleção única por estado será criada para disputar o título nacional, Taça das Favelas Brasil, o maior campeonato de favelas do mundo. A honraria já foi conquistada por São Paulo, Paraná e Espírito Santo, no masculino, e o tricampeonato do Rio de Janeiro, no feminino. A disputa do nacional acontece do dia 3 de outubro a 1º de novembro.
Serviço
Final Taça das Favelas São Paulo 2025
Vila São José (São Bernardo) x Favela da 13 (Guarulhos)
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu
Horário: 15h50
Transmissão: TV Globo
