COM NOVO FORMATO DIGITAL, GUIA DA CIDADE DE ANIVERSÁRIO RESGATA MEMÓRIAS E VALORIZA CULTURA DE SÃO BERNARDO

Publicação produzida pelas secretarias de Comunicação e de Cultura retoma histórias de imigrantes, destaca talentos locais e projetos de moradores do município

No mês de celebração aos 472 anos de São Bernardo, o Guia da Cidade ganhou novo formato para acesso em meios digitais. A partir desta edição especial de aniversário, a publicação – uma das mais tradicionais do município – foi preparada para leitura em smartphones. Produzido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, em parceria com a Pasta de Cultura, o Guia de agosto resgata memórias sobre a imigração e destaca talentos locais.

“O Guia da Cidade é importante ferramenta que leva aos moradores conhecimento, inclusive sobre histórias de pessoas que fizeram – e ainda fazem – a diferença para a construção de uma São Bernardo plural e de oportunidades. O novo formato para smartphones acompanha as tendências de consumo da informação, com uma abordagem leve, descontraída, alinhada à proposta da publicação”, explicou o secretário adjunto de Comunicação de São Bernardo, Renato Targino. 

Para abrir o Guia da Cidade especial de aniversário, Jorge Scopel Jacobine, pesquisador do Centro de Memória do município, assina artigo que remonta, a partir de 1872, com os primeiros recenseamentos, o crescimento da população de imigrantes, desde os primeiros estrangeiros a chegar na então Freguesia de São Bernardo. 

O protagonismo do setor cultural a partir de novos projetos estruturantes e investimentos públicos tem destaque no material. “Trabalhos realizados por artistas e grupos de moradores também ganharam espaço na publicação. Valorização, na prática, das iniciativas que mudam a vida de muita gente pela arte”, avaliou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis. 

*CASES -* A trajetória de Milton Santos Júnior, que literalmente transformou a Vila São Pedro em cenário cinematográfico, e a Biblioteca Comunitária do Cafezais, no Montanhão, estão entre os projetos apresentados. 

A atleta de São Bernardo, Rebeca Bem-Te-Vi, de 10 anos, que ganhou os tatames do mundo e coleciona medalhas de ouro no Jiu-Jitsu, é a entrevistada da edição. A publicação traz, ainda, retrato da família de João Alves Pereira, aos 115 anos possivelmente o homem mais velho do mundo. O morador do Calux conheceu, em primeira mão, a Praça da Cidadania de seu bairro. 

As aventuras de Ana Julya, de 16 anos, uma das 20 estudantes que participou do Conecta São Bernardo, são contadas pela intercambista, que esteve por um mês na Irlanda para estudos da língua inglesa e para viver novas experiências culturais. 

Os leitores conferem, nesta edição do Guia, dicas de passeio em São Bernardo e a evolução da arte urbana no cotidiano dos moradores. Para celebrar os 472 anos do município, são-bernardenses famosos mandam recado especial para a cidade. 

O Guia da Cidade está disponível para acesso no site da Prefeitura: https://encurtador.com.br/0aXKR 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.