O solo, encenado por Nico Serrano, acompanha o palhaço Picuinha nos bastidores de um espetáculo circense

Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o espetáculo “Entre Risos” chega a Diadema neste sábado, 13 de setembro, às 16h. A atração, totalmente gratuita, acontece no Centro Cultural Diadema & Teatro Clara Nunes e compõe a programação de 15 anos do programa Diversão em Cena, ação cultural promovida pela Fundação ArcelorMittal. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes da apresentação.

Com 50 minutos de duração e classificação livre, “Entre Risos” é um solo idealizado e encenado por Nico Serrano, da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, de São Paulo. A história acompanha o palhaço “Picuinha”, que aguarda nos bastidores de um espetáculo circense a sua vez de se apresentar.  Muito curioso e sozinho no camarim, ele aproveita a oportunidade para brincar com os apetrechos dos seus colegas e transforma a espera em momentos divertidos para o público, usando diversas linguagens: palhaçaria, mágica, sapateado, equilibrismo e manipulação de bonecos.

A proposta de encenação é centrada no trabalho físico do ator. Por isso, há pouquíssima utilização da fala. Quando ela acontece, é por meio de risos do personagem e de “grommelots”, linguagem vocal ligada à onomatopeia, muito utilizada no teatro satírico. A sonoplastia, pensada minuciosamente, liga-se diretamente às ações, contribuindo para a construção do clima do espetáculo. Ao fundo e em alguns momentos específicos, um locutor vai chamando as próximas atrações do circo. 

“Entre Risos” estreou nacionalmente em 2015, no Mato Grosso. Desde então, foram diversas apresentações, inclusive em festivais de países como Peru e México. Depois de oito anos parado, o espetáculo retornou aos palcos após ser contemplado nos editais ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; e Fomento ao Circo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ambos em 2024.

“Ao organizar espetáculos gratuitos em diferentes cidades, promovemos encontros marcantes entre artistas e comunidades. Mais do que entretenimento, queremos levar cidadania, inclusão e acesso à cultura. É assim que construímos um legado duradouro e despertamos novos olhares desde a infância”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde. 

Com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, esta apresentação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS. A produção é da Mina Cultural com apoio da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Cultura.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.