SÃO CAETANO ULTRAPASSA MARCA DE 50 PRISÕES DE PROCURADOS PELA JUSTIÇA EM MENOS DE DOIS MESES DE EFETIVAÇÃO DO SMART SANCA

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar, ultrapassou neste fim de semana a marca de 50 prisões de procurados pela Justiça realizadas com apoio do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. O sistema de reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares tem se consolidado como um dos mais modernos instrumentos de apoio às forças de segurança do País.
Somente entre sábado (13/9) e domingo (14/9), quatro ocorrências registradas pela GCM e pela PM, a partir de alertas emitidos pelo Smart Sanca, garantiram a prisão de indivíduos procurados pela Justiça ou suspeitos de envolvimento em crimes. Os casos ocorreram em diferentes pontos da cidade e envolveram equipes especializadas da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e da ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas).
Em uma das ações, uma motocicleta que foi usada por criminosos que praticam estelionato foi identificada pelo sistema. Na abordagem, além do veículo, foram apreendidos terminais de máquinas de cartão utilizados em golpes, encaminhados à Polícia Civil para investigação. Em outro caso, equipes flagraram um indivíduo com mandado de prisão por lesão corporal. O homem foi detido e levado ao Distrito Policial, permanecendo à disposição da Justiça.
Também neste fim de semana, outra motocicleta foi identificada pelo sistema circulando pela Avenida dos Estados. A abordagem confirmou que o condutor tinha mandado em aberto, resultando em mais uma captura. No domingo (14/9), um indivíduo foi localizado no Espaço Verde Chico Mendes e confirmou a pendência judicial em aberto.
Desde sua efetivação, em julho, o Smart Sanca já possibilitou a prisão de 51 procurados pela Justiça em menos de dois meses, número expressivo que demonstra a eficácia da tecnologia aplicada em prol da segurança pública.
O sistema integra reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares e integração direta com as forças de segurança municipais e estaduais. Além de ampliar a capacidade de resposta da GCM, garante mais tranquilidade para a população de São Caetano, reforçando o compromisso da Prefeitura em proteger a cidade com inovação e eficiência.