Superendividamento e dificuldades enfrentadas no parcelamento das contas foram alguns dos tópicos abordados em encontro; companhia se comprometeu a reavaliar políticas e aprimorar comunicação

O Procon de Santo André sediou mais uma reunião do colegiado de Procons do ABC. O encontro, realizado na última segunda-feira (15), reuniu representantes da Ouvidoria da Sabesp, da Fundação Procon São Paulo e dos Procons de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Rio Grande da Serra.

A iniciativa reforçou a importância da articulação regional promovida pelos Procons da região, que têm atuado de forma conjunta na defesa dos consumidores diante das transformações do setor de saneamento. 

“Ao sediar mais uma vez esse diálogo, Santo André reafirma seu papel de referência na busca de soluções coletivas, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e que os serviços essenciais sejam prestados com qualidade, justiça tarifária e responsabilidade social”, pontuou a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli.

Na ocasião foram discutidas questões de grande impacto para os consumidores da região, como o superendividamento e as dificuldades enfrentadas no parcelamento das contas de água, atualmente restrito ao pagamento via cartão de crédito, além de avaliar os efeitos da privatização da Sabesp após um ano de sua implementação.

Outro ponto de destaque foi a Tarifa Social, com a necessidade de maior clareza nas regras e critérios de acesso ao benefício, já que muitos consumidores ainda encontram obstáculos para a obtenção desse direito.

Também foram discutidas as estratégias de comunicação da companhia, que deverá adotar linguagem mais acessível e previsível, sobretudo em situações de cobranças irregulares. 

“Reclamações sobre a habitualidade das contas foram fortemente levantadas, pois diversos consumidores relataram oscilações bruscas, com valores dentro da média em um mês e cobranças excessivas no seguinte, sem justificativas adequadas”, pontuou Aline.

“Os Procons destacaram ainda o aumento expressivo das reclamações relacionadas não apenas aos valores, mas também à forma de abordagem da Sabesp junto aos consumidores, que muitas vezes se sentiram constrangidos ou coagidos”, completou a diretora do Procon Santo André.

Encaminhamento – Diante desse quadro, a nova equipe da Sabesp assumiu o compromisso de apresentar respostas fundamentadas e soluções de curto prazo, além de realizar reuniões individuais com cada Procon municipal para tratar de demandas específicas.

A Fundação Procon São Paulo sugeriu a realização de um levantamento consolidado das reclamações registradas nos últimos três meses, medida que permitirá identificar padrões, avaliar causas e encaminhar soluções de maneira mais eficaz.

Já a Sabesp, por sua vez, comprometeu-se a reavaliar suas políticas de parcelamento, ampliando alternativas além do cartão de crédito, aprimorar sua comunicação e revisar os fluxos de acesso à Tarifa Social, garantindo maior transparência e inclusão.

Atendimento Procon Santo André – Aos consumidores que estejam com dúvidas, necessitem de orientações, ou queiram realizar denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link  http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para outras informações.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.