ZOO DE SÃO BERNARDO FAZ TRATAMENTO, MUDA DIETA E RECUPERA DE PROBLEMA GÁSTRICO ANTA DE 20 ANOS

Às vésperas de completar 40 anos – no dia 5 de outubro -, o Zoológico de São Bernardo instalado em área do Parque Municipal Estoril, região do Riacho Grande, se tornou referência no ABC e até no Estado na recuperação e cuidados de animais silvestres resgatados ou encontrados feridos. O exemplo mais recente sobre a importância do trabalho foi o sucesso no tratamento de uma gastrite ulcerativa em Gordo, de 20 anos, uma anta que chegou ao espaço junto com o irmão, Gandhi, 19 anos.
Segundo o veterinário Marcelo da Silva Gomes, Gordo e Gandhi nasceram no Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba, nos anos de 2004 e 2005, respectivamente. Como parte do programa de intercâmbio entre os zoológicos brasileiros, foram trazidos para o equipamento de São Bernardo em 2006 – os dois animais, aliás, só ficam atrás do jacaré-de-papo-amarelo Diniz em tempo de vida no Zoo – ele chegou em 2001. Desde então, tiveram vida tranquila e bastante saudável, com raríssimos problemas de saúde. “Contudo, com o avançar da idade, alguns problemas acabaram aparecendo, e há cerca de três meses o Gordo apresentou episódios de vômitos, ocorrência pouco comum neste grupo de animais”, explicou o médico.
Diante do quadro, a equipe realizou série de exames, o que incluiu uma endoscopia conduzida pela médica Cláudia Zanata, especialista neste tipo de procedimento, que diagnosticou uma gastrite ulcerativa. A partir disso, Gordo recebeu tratamento à base de Omeprazol e probióticos, além de alterações na dieta e sessões de enriquecimento ambiental. “Na dieta, dobramos a quantidade de folhas verdes e retiramos ou reduzimos os alimentos ricos em amido, como a mandioca, milho e batata doce”, frisou Marcelo.
“Após três meses de tratamento e sem qualquer manifestação clínica, resolvemos repetir a bateria de exames, novamente incluindo a endoscopia. E, desta vez, o irmão do Gordo, o Gandhi, também passou por todos os exames como medida preventiva. Felizmente, os exames de sangue e a endoscopia mostraram que Gandhi não tem qualquer alteração e que o Gordo está completamente curado”, comemorou o veterinário.