Na manhã desta terça-feira (23/09), por volta das 9h50, a Braskem acionou o flare em uma de suas unidades no polo petroquímico do ABC. Segundo a empresa, a medida ocorreu devido a um ajuste interno em seus processos e faz parte do protocolo de segurança da indústria.

De acordo com a companhia, o flare é um dispositivo padrão utilizado pela indústria petroquímica em todo o mundo para queimar gases excedentes, seguindo normas internacionais de saúde, segurança e proteção ao meio ambiente.

> “A prioridade da Braskem é sempre a segurança de seus integrantes, parceiros e da comunidade local”, afirmou a empresa em nota.

Apesar da explicação, moradores voltaram a relatar barulho intenso, fumaça e odor no ar. “Eu moro aqui na Himalaya, perto do Hospital da Mulher, e o barulho está bem alto”, relatou uma internauta. Outros também descreveram incômodo semelhante em bairros próximos.

Reincidência

Este é o segundo episódio em menos de um mês. Em 2 de setembro, a região registrou situação semelhante, quando moradores denunciaram uma densa fumaça acompanhada de cheiro forte — descrito como gás e enxofre — além de sintomas como tosse e falta de ar.

Na ocasião, a Braskem também atribuiu o acionamento do flare a um ajuste interno. Já a Cetesb afirmou não ter recebido reclamações da comunidade sobre incômodo de odor ou emissão de fumaça.

📹 Reprodução @santoandredepressao

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.