Período visa garantir vaga na Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal no ano que vem; responsáveis devem procurar as unidades mais próximas da residência

Pais e responsáveis por crianças que ainda não estão matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de São Bernardo precisam correr para fazer as inscrições para o ano letivo de 2026. Isso porque o prazo estipulado pela Secretaria de Educação para que os nomes entrem na lista de futuros estudantes da rede termina nesta sexta-feira (26/09), enquanto as matrículas serão realizadas posteriormente.

A Secretaria orienta que as inscrições devem ser feitas na unidade escolar mais próxima da residência dos interessados e que possuam o atendimento da faixa etária pretendida. As crianças que estiverem em idade escolar obrigatória serão atendidas. De acordo com resolução da pasta, os responsáveis legais que não fizerem a inscrição dentro do prazo regulamentar poderão realizar de 26 de novembro até o próximo processo de matrículas, sendo estas consideradas inscrições fora do prazo regulamentar.

Ainda segundo a resolução, no momento da inscrição, os responsáveis pela criança poderão indicar até duas escolas municipais que ofereçam o atendimento na faixa etária correspondente da criança que sejam mais próximas de sua residência. Pontua também que os estudantes somente poderão ter o atendimento de transporte escolar caso não haja vaga na escola mais próxima da residência, e a partir de 1,5 km de distância residência-escola.

PLANEJAMENTO – No ato da inscrição, os responsáveis devem ser informados da existência ou não do atendimento da faixa etária da criança na unidade pretendida, e que a inscrição só poderá ter como opção as escolas mais próximas do endereço da criança. Quando não houver o atendimento desejado, deve-se informar qual a unidade escolar mais próxima do endereço que realiza o atendimento.

Na existência de duas ou mais inscrições no sistema para a mesma criança, será mantida apenas a última efetuada. “É fundamental que as famílias que ainda têm crianças fora da rede municipal façam a inscrição até o prazo estabelecido. Esse cuidado garante o direito a uma vaga na escola e colabora com a Secretaria de Educação a planejar melhor o atendimento para 2026, assegurando qualidade para todos. A educação começa com esse primeiro passo: garantir que nenhuma criança fique de fora”, frisou a secretária adjunta de Educação de São Bernardo, Jussara Bezerra.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.