Evento visa unir e fortalecer rotas do frio com inovação e intercâmbios; atração terá 3º Seminário MOVE de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do distrito de Camanducaia

Eleito um dos dez destinos mais acolhedores do Brasil na 13ª edição do Traveller Review Awards, premiação anual do site de reservas Booking, Monte Verde (MG) vai sediar a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, entre 24 e 26 de novembro. Com realização da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), da Prefeitura de Camanducaia e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), o encontro reunirá gestores públicos, representantes de tradicionais destinos de clima frio, empresários e especialistas. Serão mais de 45 estandes, espaços de networking e ambientes com diversos conteúdos relacionados ao segmento em uma área de 2 mil m².
 

Com o 3º Seminário MOVE de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do distrito de Camanducaia na programação, a feira visa fortalecer e unir as rotas do frio do país ao promover intercâmbio de experiências, inovação e discussão de políticas públicas em prol do crescimento regional no setor turístico. Já o seminário pretende ampliar o alcance técnico e estratégico do evento ao oferecer painéis, palestras e debates sobre temas como gestão de destinos, turismo responsável, ecoturismo e políticas públicas. Com essa abrangência, a iniciativa irá beneficiar diretamente um amplo público: empresários do setor, comerciantes de lojas de artesanatos, moda, souvenirs e outros produtos típicos, profissionais de eventos, representantes de destinos de inverno de todo o Brasil, visitantes e turistas interessados em viver experiências em rotas de inverno, cultura, gastronomia e turismo de montanha.
 

“A 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno terá impacto imediato e deixará um legado futuro para a comunidade local de Monte Verde e de todo o município de Camanducaia, beneficiados pelo aquecimento das atividades econômica e pelos efeitos, a médio e longo prazo, por meio da implementação de políticas públicas de turismo e governança”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
 

Bruno Rosa, secretário de Governo de Camanducaia, também exalta a importância da realização do evento. “Monte Verde tem orgulho de sediar esta feira. É um passo estratégico para unir os destinos de inverno do Brasil. Precisamos pensar juntos em políticas públicas, gerar emprego, promover sustentabilidade e mostrar ao país o potencial do turismo de montanha.”
 

Representantes de outros tradicionais destinos de inverno brasileiros também enalteceram a relevância da feira em Monte Verde e a oportunidade de toda cadeia do trade turístico desses lugares trocar experiências que fortalecerão o segmento. “O Brasil é amplamente conhecido como destino de sol e mar. Por isso, precisamos somar forças enquanto destinos de inverno para valorizar esse segmento e mostrar o quão relevante ele é em todo o país. Eventos como este são fundamentais para fortalecer essa identidade coletiva, combater a sazonalidade e consolidar um turismo sustentável, inovador e preparado para os desafios que virão”, ressalta Ricardo Bertolucci Reginato, secretário de Turismo de Gramado (RS). “É hora de construirmos uma rede sólida entre os destinos de inverno do Brasil. Precisamos compartilhar experiências, fortalecer nossas identidades e promover o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social”, reforça Fábio Machado Izar, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos do Jordão (SP).
 

Interessados em participar como expositores nos estandes ou com cotas de patrocínio devem acessar o site oficial da feira ou entrar em contato pelo e-mail: eventos@monteverde.org.br. A programação completa será divulgada em breve.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.