No domingo (28/09), grupo nascido no município nos anos de 1980 participa de evento do Governo do Estado no Parque do Trote, zona norte de São Paulo

As tradições populares do povo de São Bernardo estarão presentes – e representadas – no Revelando SP, evento promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado. A Congada do Parque São Bernardo será atração de destaque da programação no domingo (28/09), às 13h. Mais do que música e dança, o grupo, nascido nos anos de 1980, levará ao evento a resistência cultural do movimento na cidade conhecida por ser o berço da indústria nacional. O Revelando SP acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, no Parque do Trote, zona norte da capital. 

Benedito da Silva Lemes, 73 anos, o Ditinho da Congada, ressalta o orgulho de manter vivas as tradições afro-brasileiras que chegaram a sua família há mais de 100 anos e de levar, através das gerações, com a congada, o nome de seu bairro para todo o Estado. “Antigamente o Parque São Bernardo era muito violento. Quando colocamos o nome do grupo, que é o nome do bairro, quisemos difundir o outro lado, o da cultura. A periferia ainda é muito marginalizada, mas da congada nasceram muitas boas iniciativas”, destaca. 

Quando o Grupo de Congada do Parque São Bernardo nasceu, Ditinho trabalhava na indústria metalúrgica da cidade. Nas férias de julho, ele e seu irmão, conhecido como Zé Neguinho, voltavam à Cordislândia (MG), onde a família vivia, para participar das festas tradicionais. Em 1981, realizaram, pela primeira vez, apresentação da congada em São Bernardo. O grupo de quase 50 integrantes ainda é formado, em sua maioria, por familiares de Ditinho, integrante mais antigo. O mais jovem é seu sobrinho, de 2 anos. 

“Vamos levar ao Revelando SP mais do que entretenimento. Levaremos dança, música e a parte didática. Em São Bernardo, especialmente, um polo industrial, a congada foi resistência, e manteve viva essa importante tradição popular”, disse. 

A participação do grupo Congada do Parque São Bernardo no Revelando SP conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, que mediou a inscrição de artistas de tradições populares do município no evento estadual. “Será uma honra termos nossa cidade representada por Ditinho e sua família, com este movimento tão rico que é a congada. São Bernardo é plural, e teremos um pedacinho da nossa história ali contada”, avaliou a secretária de Cultura da cidade, Samara Dinis. 

*Revelando SP* – A Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas do Estado promoverá, entre os dias 25 e 28 de setembro, o Revelando SP. O evento reunirá 230 atrações de 114 municípios paulistas no Parque do Trote, situado na Avenida Nadir Figueiredo, s/n – Vila Guilherme, zona norte da capital. 

No domingo, dia 28, a Congada do Parque São Bernardo será atração às 13h. às 14h, o evento recebe Barra da Saia, com homenagem a Inezita Barroso. No mesmo dia, às 19h, Almir Sater sobe ao palco. As atividades são gratuitas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.