A Prefeitura de São Bernardo confirmou que subiu para quatro o número de notificações por suspeita de intoxicação por metanol no município. Até o momento, foram registrados três óbitos e uma mulher está internada em estado grave no Hospital de Clínicas.

As vítimas fatais são três homens:
– Um de 38 anos, que faleceu em 18 de setembro, após atendimento em hospital privado;
– Um de 58 anos, que morreu em 24 de setembro, no Hospital de Urgência;
– E um de 45 anos, que faleceu em 28 de setembro, após atendimento na rede particular.

O quarto caso é o de uma mulher de 30 anos, internada em estado grave no Hospital de Clínicas.

Segundo a administração municipal, os exames dos óbitos estão sendo realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), que deve confirmar ou descartar a presença de metanol — substância altamente tóxica, usada na indústria química e proibida em bebidas. Mesmo em pequenas quantidades, o metanol pode causar cegueira, falência múltipla de órgãos e morte.

A Vigilância Epidemiológica está em contato com as famílias das vítimas e da paciente internada para investigar locais de consumo e reforçar a orientação aos comércios da cidade sobre a procedência das bebidas comercializadas.

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar os casos de intoxicação por metanol em São Paulo. A corporação também investiga possível ligação com o crime organizado e a importação da substância pelo Porto de Paranaguá, no Paraná, com articulação conjunta com a Polícia Civil.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. Os sintomas mais comuns incluem visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese e confusão mental. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.

📞 Disque-Intoxicação Anvisa: 0800 722 6001
📞 CCI-SP: (11) 5012-5311 ou 0800 771 3733


Nota oficial da Prefeitura:
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que até o momento a Vigilância Epidemiológica do município recebeu quatro notificações de suspeita por contaminação de metanol, sendo três óbitos e uma paciente internada em estado grave. Entre os óbitos, todas as vítimas são homens, sendo um de 38 anos que faleceu em 18 de setembro, atendido em um hospital privado; um de 58 anos que faleceu em 24 de setembro e foi atendido no Hospital de Urgência; e um de 45 anos que faleceu em 28 de setembro e foi atendido na rede particular. Uma mulher de 30 anos está internada no Hospital de Clínicas. Em todos os casos de óbitos, os exames estão sendo realizados pelo IML (Instituto Médico Legal) para confirmar ou descartar a contaminação.

A Vigilância Epidemiológica já está em contato com as famílias das vítimas e da paciente internada, a fim de identificar possíveis locais de consumo e áreas do entorno, realizando um trabalho de conscientização e orientação junto aos comércios sobre a atenção quanto à origem dos produtos comercializados.

#metanol #bebidaadulterada #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.