Para celebrar a chegada da primavera, a Prefeitura de São Bernardo levou alunos da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, do bairro dos Casa, ao Parque Linear dos Ipês – denominado Rafael de Lima Fernandes –, no Jardim Ipê, para uma ação de educação ambiental. Os estudantes fizeram o plantio de 100 novas mudas de árvores nativas, como Ipês amarelo, roxo e branco, além de Manacá da Serra. O grupo também ajudou no plantio de outras 100 mudas de flores Sunpatiens nos canteiros do parque.

A medida integra o programa Cidade Linda de Viver, implantado desde o início deste ano, com a proposta de melhorar a zeladoria de espaços públicos. “O ‘Cidade Linda de Viver’ tem voltado sua atenção à zeladoria de espaços públicos do município. Hoje, o plantio destas mudas visa estimular o contato das crianças com a natureza, bem como promover o bem-estar físico e mental delas, além de gerar um aprendizado e consciência ambiental”, destacou a prefeita Jessica Cormick, que acompanhou as crianças na intervenção.

Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos, o plantio amplia as ações da pasta na arborização urbana. “Trouxemos as crianças hoje aqui porque nosso foco é formar cidadãos mais responsáveis e conectados com o mundo à sua volta. O ato de plantar é um compromisso com o futuro, pois uma árvore leva anos para amadurecer, sendo um legado que passará de geração em geração”, acrescentou o secretário Fernando Longo.

Os alunos participaram com entusiasmo. O pequeno Cristian Santana, do 1º ano, afirmou: “Eu gosto da primavera. Estou achando legal plantar uma árvore e voltar daqui uns anos e ver ela maior”. Já a estudante Julia Gomes Fernandes, também do 1º ano, disse que o que mais gosta da primavera são as rosas: “Porque elas são bonitas”. Consciente, ela completou: “A gente tem que cuidar do meio ambiente muito bem, porque senão o mundo vai ficar feio, sem cor e a gente não vai ter sombra para se proteger do sol”.

A ação contou ainda com atividades sobre coleta seletiva. “A importância de se trabalhar temas de meio ambiente com a criançada é que elas cresçam pensando no futuro deles, de uma forma lúdica. Buscamos conscientizá-los porque eles são ‘esponjinhas’ em tudo, absorvem e repassam para os pais, irmãos, vizinhos e amigos, e isto acaba virando um hábito”, destacou Mirian Patrício da Silva, gestora de educação ambiental da SBS Soluções.

O Parque Linear dos Ipês, inaugurado em junho de 2020, é o segundo maior de São Bernardo, com 48 mil metros quadrados. A área conta com playgrounds, academias ao ar livre, praças, quadra de vôlei de areia, pista de caminhada, pista de skate, mirante, além de base da GCM e centro comercial. Antes, o espaço era ocupado por moradias irregulares e passou por processo de urbanização e remanejamento em área de proteção ambiental. Desde 2017, já recebeu 27 mil mudas de espécies da Mata Atlântica.

#meioambiente #educacao #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.