Na última semana, uma operação do Detran-SP em Mauá fiscalizou 104 motoristas em ações voltadas ao combate da mistura de álcool e direção. A iniciativa contou com apoio da Polícia Militar e registrou uma recusa ao teste do bafômetro. O objetivo é reduzir riscos de sinistros de trânsito provocados pelo consumo de bebida alcoólica associado à direção.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob efeito de álcool (quando o teste do etilômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas. Nestes casos, a multa é de R$ 2.934,70 e o motorista responde a processo de suspensão da CNH. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40.

Quando o condutor apresenta 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido ou mais, a infração passa a ser crime de trânsito. Além da multa e da suspensão da CNH, o motorista é levado ao distrito policial. Caso condenado, pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca, que adota a política de “tolerância zero”.

📍 Operação em todo o Estado

Além do ABC, as operações ocorreram em outras 16 cidades: Avaré, Barueri, Bauru, Bebedouro, Caraguatatuba, Cotia, Franca, Franco da Rocha, Itapeva, Louveira, Monte Alto, Pacaembu, Praia Grande, Salto, São João da Boa Vista e São José dos Campos.

No total, 11.617 veículos foram fiscalizados, resultando em 246 infrações: 232 recusas ao bafômetro, 12 autuações por direção sob efeito de álcool e dois registros de crime de trânsito.

#transito #seguranca #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.