EX-MORADOR EM SITUAÇÃO DE RUA INICIA NOVA ETAPA NA VIDA AO INGRESSAR EM COOPERATIVA DE RECICLAGEM EM SÃO BERNARDO

Aos 28 anos, Davi da Silva deu início a uma nova etapa da vida ao ser contratado pela Cooperativa de Reciclagem Reluz, no bairro Alves Dias, em São Bernardo do Campo. Após viver em situação de rua por quatro anos, ele agora trabalha como cooperado e comemora a chance de reconstruir sua história.
Davi procurou apoio da ex-agente de reciclagem e atual gestora ambiental Eliane Lopes, que desenvolve um trabalho social voltado a encaminhar catadores para cooperativas da cidade.
À TV São Bernardo, ele contou que o novo emprego traz esperança de reaproximação com a família e o filho de 4 anos: “Está sendo um sonho, nunca tive essa oportunidade. Então estou muito feliz. Hoje é meu segundo dia (quinta-feira, 2) e estou gostando muito”, afirmou.
Natural de Ribeirão Preto, Davi chegou ao ABC Paulista aos 13 anos. Viveu em situação de rua até 2024, atuando como catador. Nesse período, também passou por clínica de reabilitação para tratar a dependência química. Atualmente, mora no Parque São Bernardo e celebra a mudança: “Resolvi mudar de vida porque era muito humilhado, sou ex-usuário e precisava mudar. Nas ruas era muito difícil, trânsito, tempo até o ferro velho. Hoje só tenho gratidão”, disse.
Segundo Eliane, o pedido de oportunidade aconteceu no último sábado (27), após Davi acompanhar seu trabalho nas redes sociais sobre conscientização ambiental: “O Davi me seguiu na rede social e me viu como uma oportunidade de ajudar a tirá-lo das ruas. Ele me disse que eu era a única pessoa que podia tirá-lo do fim do túnel”, relatou.
Na cooperativa, Davi atuará como cooperado, com registro em carteira, jornada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

