Iniciada na quarta-feira (1/10), a realização de mamografias sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento médico é aprovada por moradoras de São Caetano do Sul, que têm destacado, sobretudo, a facilidade de acesso ao exame. A ação integra a ampla programação da Prefeitura pelo Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.


“Estava fazendo outros exames no Atende Fácil Saúde quando me informaram sobre essa ação estar ocorrendo o mês inteiro e o dia todo. Na hora nem acreditei direito, mas vim conferir e fiquei maravilhada. Fui atendida na hora, sem burocracia. A Prefeitura arrasou”, relatou a promotora de vendas Neice Simone de Aguiar.


A moradora do Bairro Santo Antônio faz acompanhamento há aproximadamente dez anos por conta da presença de cistos e nódulos nas mamas. No entanto, mesmo quem não se enquadra nestas condições pode fazer a mamografia. Basta morar em São Caetano, ter a partir de 40 anos e não ter realizado o exame nos últimos 12 meses, além de estar com o cadastro atualizado junto à Secretaria de Saúde.


“Esta ação é um incentivo para que as mulheres façam a prevenção de maneira rápida, segura e confortável. É uma forma de amor e de cuidado com as moradoras de São Caetano”, definiu o prefeito Tite Campanella.


A oferta de mamografias sem a necessidade de agendamento vai até 31 de outubro, das 7h às 18h, no Complexo Hospitalar de Clínicas (Rua São Paulo, 1840, Bairro Olímpico). A iniciativa não ocorrerá aos fins de semana e nem nos dias 27 e 28 de outubro.


Facilitando o acesso das moradoras ao exame, a ação, consequentemente, favorece o diagnóstico precoce. “Temos capacidade para atender mais de 100 mulheres por dia. O exame é rápido e indolor”, finaliza a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer. O laudo fica pronto em até cinco dias úteis.


No primeiro semestre deste ano, 13 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em São Caetano, iniciando o tratamento. Em 2024, de janeiro a dezembro, foram 37. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a detecção precoce aumenta as chances de cura em até 90%.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.