A Prefeitura de São Bernardo confirmou nesta terça-feira (7) que investiga seis mortes por suspeita de intoxicação por metanol, substância tóxica presente em bebidas alcoólicas adulteradas. Um dos óbitos foi confirmado: o de Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, que estava internada no Hospital de Clínicas e faleceu após protocolo de cuidados paliativos, adotado com o aval da família.

O velório de Bruna foi realizado na tarde desta terça-feira (7), no Cemitério Memorial Jardim Santo André, no bairro Vila Humaitá, em Santo André. O sepultamento ocorreu às 17h40 do mesmo dia.

Desde o início do surto, a Vigilância Epidemiológica de São Bernardo recebeu 79 notificações de suspeita de intoxicação. Dez casos foram descartados, 13 pacientes permanecem internados, e 73 pessoas foram atendidas na rede pública e privada. Do total, 71 são moradores da cidade, incluindo quatro das seis vítimas fatais.

As demais mortes em investigação envolvem cinco homens com idades entre 36 e 58 anos. Três foram atendidos em hospitais da cidade, um morreu em casa, e dois não residiam no município — um de Itu e outro da capital. Exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Médico Legal (IML) para confirmar ou descartar a presença de metanol.

Quatro estabelecimentos foram interditados nos bairros Taboão, Paulicéia, Ferrazópolis e Parque dos Químicos, em ação da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual. Bebidas foram apreendidas e o caso é investigado pela Delegacia de Infrações contra o Meio Ambiente (DICMA).

A Prefeitura reforça que a rede de saúde está preparada para novos atendimentos e segue em contato com famílias das vítimas, além de orientar comerciantes sobre a procedência dos produtos.

#saobernardo #metanol #intoxicacao

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.