PREFEITURA DE SÃO BERNARDO E PM FIRMAM PARCERIA EM BENEFÍCIO DA SAÚDE DOS AGENTES DE SEGURANÇA
Policiais militares e bombeiros poderão realizar exame anual periódico nas UBSs da cidade, agilizando os processos de atendimento e aumentando a qualidade de vida dos profissionais
A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão do prefeito Marcelo Lima, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo assinaram, nesta segunda-feira (13/10), termo de cooperação para que os policiais militares e os bombeiros que atuam na cidade possam realizar os exames anuais periódicos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A medida visa dar mais qualidade de vida aos agentes de segurança, que, atualmente, precisam se deslocar para o centro da cidade de São Paulo ou realizar os exames em clínicas particulares.
A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do chefe do Executivo, da vice-prefeita Jessica Cormick, dos secretários de Segurança, Major Topalian, e de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, do gerente administrativo da Pasta de Saúde, Greg Dias, o adjunto de Segurança, Michael Rubio, do comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana do Grande ABC), coronel Sanches, do comandante do 6º Batalhão da PM, tenente coronel Carvalho, do comandante do 6º BAEP (Batalhão de Ações Especiais), tenente coronel Stalba, do comandante do 1º BPRVv (Batalhão de Polícia Rodoviária), major Fernando, e do subcomandante do 8º Grupamento de Bombeiros, Capitão Harrison.
QUALIDADE DE VIDA – Falando em nome da Polícia Militar, o coronel Sanches destacou que poder testemunhar a materialização de uma ação da Prefeitura que vai melhorar a vida dos policiais militares é uma honra. “É uma ação que vai trazer mais qualidade de vida para os homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar e que, com certeza, irá se reverter em uma atuação com ainda mais qualidade no trabalho que eles desempenham todos os dias”, declarou.
O secretário municipal de Segurança, Major Topalian, pontuou que essa medida vai melhorar muito a rotina dos policiais na cidade. “Não se faz segurança pública sem pessoas, e essa parceria é de extrema importância”, afirmou. Já o titular de Pasta de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, classificou a assinatura como um momento histórico. “É nossa oportunidade de agradecer aos policiais militares e aos bombeiros o que eles fazem pela nossa cidade todos os dias”, declarou.
Jessica Cormick, que é sargento da reserva da Polícia Militar, lembrou que durante os 20 anos em que fez parte da corporação, precisou se deslocar para o Centro de São Paulo ou pagar clínicas particulares para a realização dos exames. “Hoje é um dia muito importante para mim e representa a valorização de quem está nas ruas dedicando à vida a proteger a população”, finalizou.
CUIDAR DAS PESSOAS – O prefeito Marcelo Lima parabenizou a vice-prefeita por ter apresentado essa demanda, que foi prontamente acatada pelas áreas envolvidas. “Uma mudança que vai ser importante e, ao mesmo tempo, é bastante simples, não envolve aumento de despesas e vai facilitar – e muito – a vida dos nossos policiais, que também são pais e mães, homens e mulheres, e o que a gente quer é cuidar das pessoas”, finalizou.
O Departamento de Atenção Básica e Gestão de Cuidado irá realizar, nos próximos dias, o levantamento do efetivo que precisa realizar os exames. Inicialmente os policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (6º BPMM) e do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária (1º BPRv) serão atendidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Rosa, os policiais do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (6º BAEP) na UBS Vila Euclides e os policiais do 2º Subgrupamento do 8º Grupamento de Bombeiros na UBS Vila Rosa.
Também será verificada a possibilidade de atendimento dos policiais em seus locais de trabalho, a depender do número de pessoas atendidas e da disponibilidade das equipes. A cooperação vai ser executada com os recursos já destinados para as UBSs.