A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do CGPURB (Comitê Gestor de Planejamento Urbano), realizou na última quinta-feira (9/10), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, a 3ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Estratégico 2026-2035.

Aberto à participação de toda a sociedade civil, o evento teve como objetivo apresentar o diagnóstico municipal temático, que abordou os eixos de Mobilidade Urbana, Saneamento e Resiliência Climática, Urbanismo e Meio Ambiente e Equipamentos Públicos, ampliando o diálogo com a sociedade sobre os desafios e potencialidades que orientarão o desenvolvimento urbano de São Caetano do Sul nos próximos anos.

A audiência foi aberta pelo secretário de Obras e Habitação, (Seohab) e presidente do Conselho da Cidade, Renato Rocha Ferreira, que destacou as qualificações e a importância do Plano Diretor e sua revisão para o município.

“O documento é o principal instrumento de planejamento urbano e deve refletir as demandas sociais e as políticas públicas prioritárias. A audiência pública serve, entre outras coisas, para apresentar pautas elencadas no Guia para Elaboração e Revisão de Planos Diretores, dando ênfase à relevância do diagnóstico técnico como base para compreender as dinâmicas municipais e orientar as próximas etapas do processo participativo”, explicou Renato.

O diagnóstico técnico preliminar de São Caetano foi analisado pelo diretor de Obras, André Paes Leme. “Temos uma análise abrangente das características urbanas, sociais e econômicas do território, baseada em dados do Censo 2022 e da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Apresentamos as transformações recentes do município, contribuindo para qualificar o debate e orientar as contribuições da sociedade civil “, complementou André.

Na questão da Mobilidade Urbana, Marcelo Pante detalhou ações e programas em andamento, estudos sobre deslocamentos, transporte coletivo, integração modal e o aprimoramento dos sistemas de gestão e monitoramento em tempo real, que contribuem para a eficiência e o planejamento contínuo da mobilidade de São Caetano.

Por fim, Marcello Rojas Martini, diretor de Planejamento de Infraestrutura da Seohab, abordou o tema Saneamento e Resiliência Climática, com destaques para o Programa Drenar São Caetano; o RDC (Reservatório de Detenção de Cheias) e as ações do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico), iniciativas que reforçam o compromisso da cidade com o fortalecimento da infraestrutura urbana e a adaptação da cidade às mudanças climáticas, visando mitigar impactos e promover maior segurança e qualidade de vida à população.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

O processo de revisão do Plano Diretor Estratégico 2026-2035 segue aberto à participação social. Os cidadãos podem encaminhar suas sugestões e colaborações pelo e-mail cgpurb@saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo site oficial: https://saocaetanodosul.sp.gov.br/planodiretor.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.